O cântico de Maria (Lucas 1,46-56)
22 de dezembro de 2016Nos visitará o sol que nasce do alto. (Lc 1, 67-79)
24 de dezembro de 2016Lc 1, 57-66
Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu a luz à um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, viram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
_ Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
_ Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: “O nome dele é João.” E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e a notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouvira essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
_ O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
Oração: Senhor, qual é a sua vontade?
Deus vem nos mostrando, por meio das várias passagens nessas últimas semanas de 2017, a sua força, o seu poder. Na passagem de hoje, Isabel, já idosa, deu à luz João. Vizinhos e parentes ficaram espantados, extasiados! Que alegria! Quanta generosidade de Deus para com Isabel.
Outra razão pelo qual as pessoas louvavam a Deus foi o fato de Zacarias voltar a falar, assim que confirmou o nome da criança: João.
Em todas as coisas que Deus realiza há um propósito.
“_ O que será que esse menino vai ser?”
A gravidez de Isabel tinha uma razão de ser de extrema importância: o nascimento de João. Ele nasceria para apresentar, anunciar Jesus naquele tempo.
Interessante é realizar um exercício neste tempinho que nos resta para celebrarmos o Natal com a seguinte questão: Quais foram os milagres que Jesus realizou na minha vida?
É certo que nada acontece por acaso, Deus segue à frente orientando-nos e preparando-nos o caminho. Mas é certo também que temos que caminhar com cuidado, retirando os espinhos que se pegam no andar.
Senhor, qual é a sua vontade?
Que possamos ouvir no silêncio do coração. Meu Deus e Senhor, quais são as coisas em minha vida que te agrada? O que não te agrada? Como caminhar? Assim como João, o poder do Senhor está conosco!
Espírito Santo, ajude-nos nesse processo de escuta atenta à Palavra, ajude-nos a caminhar conforme agrada a Deus, para que a Sua graça seja revelada por meio das nossas vidas. Amém!
Norma Parreiras da Silva – Família Verbum Dei – BH