Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor
2 de maio de 2021“Deixo-vos a paz. Não se perturbe o vosso coração”
4 de maio de 202103/05/21 (Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa): Jo 14,6-14 – “Senhor, mostra-nos o Pai”
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalmemos o coração e, em clima de silêncio, iniciemos a leitura de Jo 14,6-14. O trecho faz parte do discurso de despedida de Jesus. Surge uma inquietação entre os discípulos: para onde o Mestre vai? Como eles poderiam conhecer o caminho? Jesus responde Tomé dizendo que Ele não só é o caminho, mas a verdade e a vida. Também afirma sua unidade com o Pai, que vai ser aprofundada depois da pergunta de Felipe que pedia para lhes mostrar o Pai. Na verdade, Jesus já revelava o Pai. Afinal, Ele e o Pai são um! Jesus termina seu discurso convidando os discípulos para que acreditem n’Ele e assim farão obras maiores que as d’Ele. Afinal, logo mais Ele iria ao Pai e se fazia necessário continuar sua missão. Perceba o olhar de admiração dos discípulos ouvindo tudo isso, ao mesmo tempo um conforto de que poderiam contar sempre como o Mestre. O que mais passava no coração deles? O que passou pelo seu?
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Jo 14,6-14, procure perceber o que mais inquietou seu coração. Que trechos do discurso fizeram você parar por um instante. O que essas palavras provocaram em você? Você sentiu o início do discurso tranqüilizar seu interior? Qual o caminho que você deve encontrar para prosseguir? Onde chegar? Que verdade procurar para que se tenha uma vida em plenitude? Deixe Deus continuar falar ao seu coração!
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Na busca pelo caminho, sempre há inquietações que podem perturbar o seu interior. O que tem te inquietado e roubado a paz? Como anda sua fé? Entregue cada uma de suas preocupações nas mãos de Jesus e deixando-se aliviar. Apresente o caminho a ser percorrido: as pedras que estão sendo obstáculos, os galhos secos que estão pela estrada. Lembre-se que cada passo da sua jornada é ajudado pelo Senhor que caminha com você e se faz também Caminho, mostrando sua verdade e fazendo gerar vida.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A fé no Senhor que é Caminho, Verdade e Vida faz nosso coração repousar e encontrar a paz que sempre quis. Faça o silêncio aprofundar a entrega total e confiante daquilo que você já falou a Jesus. Sua fé consistirá justamente nessa entrega confiante a Ele e a Pai que são UM.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Somos capazes de prosseguir fazendo obras ainda maiores e dar continuidade à missão de Jesus. É tempo de anunciar o Caminho, a Verdade e a Vida, quando muitas vezes nos deparamos com notícias de morte e mentiras (fake news) que desnorteiam o caminho das pessoas. O que mais podemos fazer para concretizar a missão dada pelo Mestre? Como tenho vivido a vocação de discípulo?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).