Marta recebeu-o em sua casa; Maria escolheu a melhor parte
4 de outubro de 2022“Pedi e recebereis”
6 de outubro de 202205/10/2022 – Lc 11,1-4
“Senhor, ensina-nos a rezar.”
Leitura. O que diz o texto?
Hoje estamos diante do texto do pai-nosso na versão do evangelista Lucas. Aqui ele tem cinco pedidos, enquanto a versão de Mateus tem sete. Em Mateus, Jesus toma a iniciativa de ensinar os discípulos a rezar. Aqui em Lucas o ensinamento parte de um pedido deles, vendo como o próprio Jesus rezava. O texto de hoje nos fala do conteúdo e perseverança da vida de oração.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus era um homem de oração. Reza no momento do seu batismo (Lc 3,21). Reza antes de escolher os discípulos (Lc 6,12). E nos orienta “a rezar sempre, sem nunca desistir” (Lc 18,1).
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Dá-me um espírito decidido que me anime e nunca deixe apagar em mim o desejo profundo de relação íntima com Deus, assim como Jesus fazia sempre. Um diálogo amoroso com o Pai.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Volto ao texto e mergulho em cada uma das cinco preces do pai-nosso. Devagar vou conduzindo mente, coração e espírito para o colo afetivo de Deus, que nunca deixa de escutar nosso clamor.
O que o texto me sugere a viver?
Reavaliar como está minha vida de oração. Quanto tempo (qualitativo e não quantitativo) disponho para esse diálogo amoroso com Deus.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil