Trabalhar pelo alimento que permanece
15 de abril de 2024Fazer a vontade daquele que me enviou!
17 de abril de 202416 de abril, 3ª feira, 3ª Semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia atentamente João 6,30-35.
Jesus continua o seu diálogo com a multidão que O ouvia pronunciar o discurso acerca do Pão da vida. Aqui muito se fala de pão. Tanto Moisés como Jesus alimentaram o povo com o pão. No entanto, está claro que o povo fala de pão material, o que havia sido dado por Moisés, enquanto Jesus fala do pão descido do céu, isto é, Ele mesmo. Enquanto aquele sacia a fome biológica e este dá a vida eterna.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Você é chamado a se colocar nesta cena relatada. Releia o texto e perceba as reações dos ouvintes de Jesus quando Ele afirma ser o Pão da vida. Nós sabemos que este pão que Jesus fala é a Eucaristia. Qual valor tem este Alimento sagrado em sua vida? Você tem se alimentado, pelo menos uma vez por semana, aos domingos, do corpo Eucarístico de Jesus?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus é o Pão que desce do céu e traz vida ao mundo. Você é chamado a se deixar ser conduzido por Ele e a repetir com insistência o que a multidão suplicava: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!” É certo que eles não compreendiam bem de que pão Jesus falava, mas você sabe. Talvez por várias vezes você já foi alimentado por Ele. Traga agora para tua oração como anda a sua busca por este alimento e o que por vezes te impede de ir ao encontro dele. Seja sincero e se abra …
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Ao se fazer alimento, Jesus dá uma de suas provas do tamanho amor pela humanidade. Permita que Aquele que sacia toda fome e sede possa envolver todo o seu ser e renovar o seu amor por Ele. O silêncio vai fazer você perceber essa ação do Senhor. Se abra à experiência com este Deus que veio ao mundo para nos dar a vida nova.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Neste caminho que fizemos hoje, pedimos que Jesus nos desse sempre do seu Pão. Agora é a sua vez. Coloque-se à disposição daqueles com os quais você se encontrará e seja alimento na vida deles. Alimente a fé e a esperança daqueles que estão desesperados; Alimente o ânimo dos que perderam a alegria; Alimente a confiança daqueles que estão distantes de Deus e assim contribua para a transformação dessas pessoas.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.