
Senhor, dá-nos sempre desse pão!
16 de abril de 2024
Quem comer deste pão viverá eternamente!
18 de abril de 2024
17 de abril, 4ª feira, 3ª Semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o texto de Jo 6,35-40.
Jesus continua o seu discurso sobre o Pão da vida e hoje Ele revela mais uma vez sua missão: salvar todos aqueles que o Pai lhe deu e ressuscitá-los no dia final. Jesus sempre se mostrou aberto para cumprir toda a vontade de Deus, sempre demonstrou que se importa com cada homem e mulher e que deseja conduzir à vida eterna todos os seres humanos. Faz-se necessário, de nossa parte, aderirmos ao seu projeto para nós, assim como fez o próprio Jesus, acolhendo o cumprimento da vontade do Pai em nossa vida.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Coloque-se mais uma vez frente ao texto (Jo 6,35-40) e releia-o. Diante das palavras de Jesus você é chamado a ser um ouvinte atento. Você faz parte do número dos que o Pai deu a Jesus. Perante essa verdade, pergunte-se: você tem agido como escolhido de Deus? Você sente que tem feito a vontade de ir para sua vida?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Não é fácil viver aquilo que Deus tem para a nossa vida. É sempre um desafio renunciar a nós mesmos para acolher o que Deus quer, mesmo sabendo que é o melhor para nós. Aproveite esse instante e reze sobre isso. Fale para Jesus as dificuldades que você enfrenta para ser fiel a Ele. Apresente suas lutas para obedecer a vontade dele.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Seu coração parece estar mais leve depois desta oração, não é? Isso é fruto da sua abertura ao Senhor. Ele age com mais intensidade quando se depara com a liberdade de um filho (filha). Deixe que Ele vá revelando no seu íntimo qual a vontade dele para sua vida. Ouça a voz de quem sempre tem o melhor para você.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Parece que hoje ficou ainda mais claro que o nosso compromisso como cristão é mais do que cumprir normas. É estar atento à vontade de Deus e seguir o que Ele pede. Seja, pois, como Jesus: assuma para si a vontade do Pai, não como uma obrigação, mas como uma necessidade, como a única maneira de viver plenamente a missão para a qual você foi chamado nesta vida.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.