Antífona: Salmo 30,3-4 Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais.
Oração do Dia: Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Evangelho (Mc 8,34–9,1)
Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.
9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.
Uma pergunta que constantemente temos que nos fazer é:
Seguir Jesus: no que isso implica? Jesus nesta passagem do evangelho nos mostra qual é o caminho que todo aquele que o deseja seguir deve escolher: “Se alguém me quer seguir, tome sua cruz, renuncie a si mesmo e me siga.”
Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo: Estes são os pré-requisitos de todo aquele que deseja seguir a Jesus em espirito e em verdade.
Negar a si mesmo é deixar para trás todo o sentimento de inveja, rancor, ciúmes, soberba, falta de caridade, vingança, vícios e ódio;bem como tantos outros sentimentos indesejáveis que carregamos inutilmente no coração. Devemos tirar do nosso coração todo sentimento que nos afasta do amor de Deus. Jesus na sua palavra nos mostra também que negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e orar pelos que nos perseguem. É nos colocarmos como servos a serviço do nosso próximo, a não querer mais nada a não ser realizar a vontade de Deus.
Mateus 10.38: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Tomar a sua cruz é caminhar pelo arrependimento e conversão, abandonando os costumes do velho homem, começando a aspirar as coisas do alto, revestindo-se do homem novo.
São Paulo em uma de suas cartas nos mostra com clareza o que vem a ser tomar a cruz:
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jó 15,13)
Seguir a Jesus por palavras é muito fácil, é demasiadamente fácil dizer que segue a Jesus estando dentro da igreja ou em uma comunidade onde todos pensam iguais. O desafio ao qual somos chamados é de seguirmos a Jesus além dos muros e átrios das igrejas.
Muitas vezes limitamos o seguimento a Jesus em nossas comunidades, nos fechamos em um grupinho e reduzimos o seguir a Jesus a participar de encontros.
Seguir a Jesus se resume em uma única palavra, AMOR. Amar aquele que pensa diferente , aquele que tem uma fé diferente, amar a todos aqueles que são excluídos pela sociedade e também muitas vezes por muitas instituições.
A palavra nos diz que se você não ama o seu irmão, o qual você vê, como poderá amar a Deus o qual não vê? Quem assim procede é mentiroso, e os mentirosos não herdarão o reino de Deus.
Convido a todos a fazer uma revisão da caminhada,uma auto avaliação e com muita misericórdia se avaliar e ver se o caminho que tem tomado é o da Cruz e da Renúncia.Se por acaso você descobrir que tem andado por outros caminhos, peçamos a Deus a humildade necessária para reconhecer nossos erros, pedir perdão e começar a exercitar a cruz e a renúncia.
Lucas 14.33 – Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
Oração (Vida)
Mestre: a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me conduz no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre: dás o exemplo,
me ensinas e me animas a seguir-te.