Seguir Jesus: no que isso implica?
21 de fevereiro de 2014Sétimo Domingo do Tempo Comum –Ano A
23 de fevereiro de 2014Antífona: Lucas 22,32 – O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.
Oração do Dia: Concedei, ó Deus todo poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Evangelho: Mt 16,13-19
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Meditação
O que me chama muito a atenção nesta passagem é a pergunta que Jesus faz aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” e os discípulos respondem: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. E logo depois Ele pergunta : “E vós, quem dizeis que eu sou?” . O centro de toda esta palavra se concentra nesta pergunta. Devemos sempre nos questionar: Quem é Jesus para nós? Temos muitas teorias sobre a pessoa de Jesus, escutamos falar sobre Jesus desde a catequese, nos encontros e retiros.
Como Cristãos precisamos ter consciência de quem é Jesus em nossa vida. Não podemos seguir a uma ideia, não podemos dar a vida a uma ideia. Como sei se realmente Jesus está presente na minha vida?. Como sei que não estou seguindo um amigo imaginário?. “Feliz és tu, Simão”. Nesta Frase Jesus nos responde a esta questão, Simão sabia claramente quem era Jesus. Sabemos que Jesus é realmente presença viva na nossa vida se ao interrogarmos e fizermos uma reflexão do nosso caminhar, sentirmos extasiados, nosso coração repleto da presença de Jesus.
Tem escrita uma canção da Igreja que fala:
Não pode ser triste
O coração que ama a Cristo
Não pode ser triste
O coração que ama a Deus
Em outras palavras:
Não pode ser triste
O coração que conhece a Cristo
Não pode ser triste
O coração que conhece a Deus
A alegria interior,o coração envolto em paz e tranquilidade, é um sinal daqueles que conhece e entende as palavras de Cristo .Ao conhecer e entender sente-se alegria; ao praticar, esta alegria transborda no coração fazendo com que tornemos extasiados. O fato de conhecermos Jesus não nos torna imunes a problemas, tristezas ou dificuldades pessoais. Ao contrário,poderemos deparar com situações que nos façam tristes, mas ao descobrir Jesus em nossas vidas,todas estas intempéries não nos abalam. A fé não nos retira os sofrimentos e dificuldades, mas ela é a ferramenta necessária para atravessarmos quaisquer impedimentos que possam aparecer em nossa caminhada. Descobrir quem Jesus é em nossa vida, nos livra de todo e qualquer preconceito que possamos ter conosco ou com os outros.Vamos então trazer esta pergunta para os dias atuais: QUEM É JESUS PARA MIM? Não podemos simplesmente responder à esta pergunta da mesma maneira que fizeram os apóstolos. Busquemos o auto conhecimento para seguirmos o nosso ideal de vida,pois Jesus é a nossa identidade mais profunda. E é justamente esta identidade que nos dará as chaves que abrirão as portas que trazemos no nosso interior,que seja por medo ou por falta de sabedoria deixamos sempre fechadas.
Jesus é esta chave que vem e nos ensina a descobrir a nossa verdadeira identidade pois somos chamados a sermos um com Ele e por Ele e para Ele.