“…escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.”
29 de novembro de 2022Nem todo o que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus
1 de dezembro de 202230 de Novembro de 2022, 4ª feira da 1ª semana do Advento
Evangelho – Mt 4,18-22
Leitura: O que o texto diz
Jesus andava à beira do mar da Galileia quando viu os irmãos Pedro e André lançando as redes ao mar e Tiago e João na barca com o pai Zebedeu consertando as redes. Então Jesus chamou os quatro para segui-lo. Eles imediatamente deixaram tudo que estavam fazendo e o seguiram.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus chama os primeiros discípulos: Pedro e André. Depois, chama outros dois irmãos: Tiago e João. Eles deixam suas seguranças e abraçam o Projeto de Jesus: o compromisso de serem “pescadores de gente”. Jesus também vem ao encontro de cada um de nós naqueles momentos comuns em que realizamos nossas tarefas cotidianas. Ele nos vê e nos faz o chamado ao seu seguimento. Seu olhar é um olhar que se deixa atrair, que é lançado em direção a alguém, numa escolha amorosa e cheia de gratuidade. Seguir Jesus trará novo sentido ao que somos e fazemos, seremos então “pescadores de gente”.
Oração: O que o texto me faz dizer
Na festa de Santo André renovemos nossa fé no Senhor Jesus que vem ao nosso encontro e nos chama. Peça ao Senhor que te renove a Esperança e a fé. Diga ao Senhor que Ele é tua estrada, teu guia, a razão da tua jornada… Peça a Ele que te ajude a sempre discernir o seu chamado, em meio aos ruídos das dores, sofrimentos e tarefas do dia-a-dia…
Contemplação: O que o texto faz em mim
“Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram”, diz o evangelho de hoje. Que Jesus possa ser a razão da nossa vida e que tenhamos coragem de ser seu pescador de gente. E que possamos dizer como diz a letra dessa música litúrgica “Tu és a razão da jornada”: Tu és a razão da jornada
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim. No grito que vem do teu povo Te escuto de novo, chamando por mim.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Pedro, André, Simão e João desistiram dos seus negócios lucrativos para se tornarem seguidores fiéis de Jesus. De que coisas você tem que desistir para poder seguir Jesus com fidelidade? Quais são os laços na sua vida que tem relutância em cortar? Essa Palavra nos impulsiona a renovar a adesão ao Senhor, despertando um profundo desejo de renunciar novamente a todas as redes que impedem de estar completamente disponível ao seguimento de Jesus. Além disso, pelo exemplo de André, surge o sincero desejo de conduzir outros irmãos ao encontro do Senhor.
Equipe do Lectionautas