“…tu me amas?”
26 de maio de 2023“Soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”
28 de maio de 202327 de maio, 7ª semana da Páscoa
Evangelho de João 21,20-25
Leitura: O que o texto diz?
“Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava”. A curiosidade de Pedro leva-o a perguntar ao mestre o que seria daquele discípulo. Jesus responde a Pedro que não lhe importa o que será do discipulo amado, mas a ele cabe segui-lo.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Tu, segue-me!” A cada um de nós discípulos, nos cabe uma única coisa, devemos seguir Jesus. Ao longo do caminho podemos começar a desviar o foco do verdadeiro objetivo, nos ocupando de outras coisas, tendo curiosidades diversas, querendo entender os mistérios mais excelsos ou se ocupam da vida alheia. Mas Jesus repete e reafirma: não importa os outros, quanto a você, segui-me!
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Senhor, o que vai ser deste?” Em oração, pelo diálogo com o Senhor, se pode chegar ao entendimento e encontrar a paz diante das perturbações. Duvidas e incertezas ao longo do caminho do caminho são importantes e necessárias. Transformemos nossas inquietações em oração, o mestre sempre dá a resposta necessária.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso?” O Senhor conduz a história, ele com sua vontade e a disposição de cada coração guia os seus discípulos. Deus tudo faz como lhe bem aprouver e segundo sua eterna vontade. Não é fácil, nem confortável deixar Deus conduzir os rumos de nossa vida, mas aqueles que experimentam essa graça vivem plenamente.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
No dia de hoje o Senhor nos chama a uma única preocupação: “segui-me!” Nada mais nos importa, somente o querer d’Ele em nossa vida. Busquemos nos preocupar menos com as soluções rápidas aos problemas eclesiais, vivamos o seguimento com toda intensidade.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG