Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
10 de agosto de 2018“Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom.”
12 de agosto de 2018E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.
Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
Oração:
Pai, Jesus e Espirito Santo, Trindade de amor. Venho mais uma vez me colocar diante de vós, com o coração alegre e agradecido por poder estar convosco, em comunhão através da oração. Me coloco em vossas mãos para que me possas guiar…
Na palavra de hoje Jesus fala sobre a fé e o poder que ela tem.
“Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? ” Talvez Jesus estivesse realmente irritado… Talvez não, talvez fosse apenas um pequeno desabafo, ou talvez tivesse percebido que a missão ainda necessitaria muito esforço … Ao se colocar na cena como você vê Jesus nesse ato? Eu o vejo um pouco irritado. Vê-lo assim me ajuda a ver um pouco mais a sua humanidade e me ajuda a me aceitar melhor quando vivo momentos parecidos. Mas penso que até nesses momentos precisamos vive-los com amor… compaixão. Como fez Jesus que curou o epilético do evangelho de hoje.
“Por causa da pequenez da vossa fé. ” Essa foi a resposta de Jesus aos seus discípulos quanto ao insucesso na tentativa de cura do menino. Nós fazemos tantas perguntas à Ele… Você se lembra de também ter escutado essa mesma resposta de Jesus em algum momento da sua vida? Jesus fala da fé e seu poder mesmo ela sendo pequenina como uma semente de mostarda. Mesmo pequena tem grande poder de transformação: “mover montanhas”, transformar realidades, superar diferenças.
Se como uma semente ela é tão poderosa, se a alimentarmos, ela crescer e se tornar forte? Ela nos tornará mais humanos e cada vez mais próximos uns dos outros e de Deus. Como posso alimentar minha fé no meu dia a dia? Através da oração, que é meu contato direto com a Trindade. Através da eucaristia, que é a presença real do cristo. Através do exercício da caridade e o do serviço, que é a vivência do amor fraterno.
Peçamos ao Pai que nos envie seu Espirito e nos conceda seus dons, para que possamos alimentar nossa fé, para que ela cresça, seja forte e nos faça capazes de ser fieis trabalhadores do reino, transformadores de realidades, discípulos de Jesus…
Amém
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.