“A minha alma engrandece o Senhor…”
15 de agosto de 2021É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha…
17 de agosto de 202116/08/21: Segunda da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 19,16-22
Leitura: o que o texto diz?
Alguém questiona Jesus sobre o que fazer de bom para ganhar a vida eterna, Jesus sem rodeios e deixando claro que somente Deus é bom, responde: “observa os mandamentos”. O jovem, certo que já conhecera os mandamentos elencados por Jesus afirma já cumprir aquilo que diz a lei, contudo, parece acreditar ser insuficiente. A resposta do Mestre parece revelar o motivo da inquietação do jovem. É necessário vender tudo, partilhar o dinheiro com os pobres e segui-lo para então, herdar o tesouro do Reino dos céus. O jovem retira-se com tristeza, porque era muito rico. Faça uma leitura pausada do texto de hoje a fim de notar quais elementos lhe chamam mais atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
Coloque-se no lugar desse jovem rico. Primeiramente, na postura de quem busca saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Todos os dias precisamos nos perguntar o que temos feito para ganharmos o céu. Em segundo lugar, ainda iluminado pelo texto, olhe para sua vida e medite se pessoas, situações, bens materiais ou outras coisas, têm sido sua riqueza, a ponto de lhe impedir de seguir a Jesus verdadeiramente, tendo como meta o Reino dos céus. Se for necessário anote tudo que vier ao seu coração. E relendo o texto, perceba quais pistas são apontadas para que melhor você possa buscar a vida eterna.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Sendo você agora aquele jovem rico e tendo compreendido quais os empecilhos para seguir com decisão a Jesus numa busca contínua pelo céu, abra seu coração ao Mestre. Dialogue contando sobre suas dificuldades, mas sobretudo sobre seu desejo de desapego e o quanto almeja a vida eterna. Permita que seu coração se abra com humildade, sinceridade e decisão, falando com Jesus como a um amigo.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
A tristeza e insatisfação daquele jovem rico mostra que apesar da falta de decisão em deixar tudo em prol da vida eterna, seu coração e suas atitudes foram impactadas pela resposta de Jesus. Por muitas vezes já sabemos o que Jesus quer de nós, mas não deixamos que sua Palavra realmente gere frutos, que realmente a Palavra realize sua novidade em nosso coração. Pergunte-se: qual o impacto do texto de hoje na sua vida? Qual sua postura diante dessa Palavra?
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Talvez a dificuldade do jovem rico tenha sido o cumprimento dos mandamentos sem a perspectiva do céu. Jesus, pelo contrário, impulsiona aquele jovem ao um agir concreto, tomado de um propósito: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”, assim, a Palavra também te impulsiona a concretizar tudo que o texto de hoje falou ao seu coração, além de se sentir tocado interiormente, é necessário concretizar o que Deus realiza em nós. Você é convidado a propor a si mesmo gestos concretos em sua vida, sob a luz e o impulso da Palavra.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.