“Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”
16 de agosto de 2021“Ide vós também para minha vinha! E eu os pagarei o que for justo”
18 de agosto de 2021“É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, que o rico entrar no Reino dos céus”
17/08/21: Terça da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 19,23-30
Leitura: o que o texto diz?
O texto de hoje nos apresenta um diálogo de Jesus com seus discípulos a respeito do Reino dos Céus, tendo como centro o desapego às riquezas deste mundo. “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que o rico entrar no Reino de Deus”, essa afirmação causa inquietação nos discípulos, em especial a Pedro, que questiona qual recompensa haveriam de receber depois de ter deixado tudo para seguir Jesus. Para esses a promessa é clara: em seus doze tronos, julgarão as tribos de Israel, aqueles que de fato, deixarem tudo em função do Reino dos Céus terão a vida eterna pela glorificação do Filho de Deus. Relendo o texto, observe o que mais lhe chamou atenção e o que o texto lhe comunica.
Meditação: o que o texto me diz?
O desapego às riquezas do mundo nos possibilita a vivência do céu já aqui na terra. Quando Jesus fala sobre abandono se remete a algo que vai além das posses materiais, mas, sobretudo, ao lugar que essas coisas possuem em nossas vidas. Abraçar o Reino dos céus implica “dar tudo pelo tudo”, implica dizer que nosso coração não pode estar dividido entre os bens, as preocupações ou as pessoas desta terra, mas deve ser verdadeiramente livre. Reflita um pouco como esse texto fala ao seu coração e de que forma ele ilumina as diversas áreas da sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Quantas vezes optamos por nossos planos ou nossas “riquezas”? Talvez tenhamos nos esquecido que há para nós uma promessa de vida eterna, contudo, o Evangelho de hoje vem nos recordar tudo que a nós Jesus prometeu. Deus se comunica conosco por sua Palavra, Ela é clara e nos traz esperança. Motivado por Ela, abra seu coração e fale também com o Deus que deseja lhe ouvir.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple com amor cada palavra e cada graça experimentada nesse momento de meditação da Palavra, permita que essa experiência ganhe espaço em seu coração e em sua vida.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
A Palavra de Deus reflete como um espelho em nossas vidas, leva-nos a enxergar de modo concreto onde podemos gerar frutos onde até então, havia apenas um terreno seco e sem vida. Que gestos concretos seu coração é impulsionado a realizar? Como concretizar a Palavra ouvida e meditada? Sua missão com a Palavra começa agora!
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.