Ninguém jamais falou como este homem
20 de março de 2021Quem dentre vós não tiver pecado…
22 de março de 2021Domingo, 21/03
5º DOMINGO DA QUARESMA – Jo 12,20-33
Leitura:
Procure ler o texto lentamente, atento a cada palavra e expressão. Guarde o trecho que mais lhe chamar a atenção.
Já ao fim da narrativa do ministério de Jesus no Evangelho de João, nos deparamos com esse episódio. Jesus está em meio às multidões e chama atenção. Alguns estrangeiros querem conhecer Jesus e pedem isso aos seus discípulos. Quando Filipe e André dizem isso a Jesus, ele responde com uma parábola. Procure ler a parábola de Jesus repetidas vezes até apreender o que ele quer dizer. Na verdade, Jesus refere-se à sua Paixão já tão próxima, porque em João ele tem consciência da sua hora. O Pai confirma tudo o que Jesus afirma, testemunhando a favor do Filho diante da multidão.
Meditação:
O que o texto diz para mim, hoje, a partir da situação pela qual tenho passado (minhas alegrias, tristezas, desafios, conquistas)?
Nós caminhamos com Jesus ao longo da Quaresma rumo à celebração de sua Paixão, Morte e Ressurreição. o que este caminho diz a você? Como celebrar com o coração mais aberto a Páscoa do Senhor? Quais são as cruzes que nós temos ainda que abraçar? Os estrangeiros daquele tempo talvez quisessem se aproximar de Jesus como se ele fosse um milagreiro, uma atração. Qual a minha relação com Jesus? Como eu tenho me aproximado dele e o que procuro quando me encontro com Ele na meditação da Palavra? Aproximando-me da Semana Santa, como posso fazer para que este tempo faça amadurecer minha relação com o Senhor?
Oração:
A partir da Palavra meditada, apresente ao Senhor a gratidão de seu coração e também seus pedidos.
Senhor, quero te agradecer por minha vida e minha saúde, por mais uma vez poder encontrar-te em tua Palavra. Ajuda-me para que eu seja corajoso discípulo, para que eu tenha a coragem de deixar os grãos de trigo da minha vida morrerem contigo, a fim de produzirem frutos para o vosso Reino. Acompanha, Senhor, o meu esforço quaresmal, para que eu possa chegar às celebrações de vossa Páscoa mais consciente do meu discipulado e mais disposto à conversão, a fim de que a minha missão possa ser levar os meus irmãos à vossa presença e ao vosso conhecimento…
Contemplação:
A palavra meditada precisa também tornar-se ação. Como viver o que meditamos em nossa vida? Pense em ações concretas que possam surgir da meditação do dia de hoje.
Este último domingo da Quaresma nos alerta para a proximidade da Semana Santa. Quais ações posso assumir para celebrar a Semana Santa mais próximo de Jesus? Faça um exame de consciência e encontre uma situação concreta que você ainda possa mudar ou reparar a fim de tornar-se um discípulo mais comprometido: pode ser sua vida de oração, sua meditação da Palavra de Deus, o perdão a um dos seus irmãos… encontre um gesto concreto de conversão que possa te aproximar do Senhor.
Mariana Aparecida Venâncio (Juiz de Fora – MG)Leiga, Teóloga, especialista em Sagrada Escritura, mestra em Literatura Brasileira e doutoranda em Estudos Literários (UFJF).