
“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos…”
9 de abril de 2025
Jesus quase foi apedrejado…
11 de abril de 2025
10 de abril, 5ª feira, 5ª Semana da Quaresma
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 8,51-59
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos traz à memória a Aliança de Deus com seu povo. No tempo em que estava sendo escrito este Evangelho, os que seguiam Jesus ainda tinham dificuldade de entender o que Jesus dissera sobre a morte. Ainda estavam ligados à doutrina do Antigo Testamento e traziam na memória a ideia da vida eterna em Abraão, embora tivessem aderidos a Jesus. É o mesmo que acontece com os cristãos de hoje que tem dificuldade de crer na vida eterna oferecida por Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Reconhecer que Jesus é o Messias traz grandes consequências para a vida dos discípulos. Jesus fala como quem vem de Deus e é Deus. Diz que é maior que Abraão, que existia antes de Abraão no qual o povo de Israel o via como sua origem. Usa das palavras com que Deus havia se revelado a Moisés: “Eu sou. Antes que Abraão existisse, Eu sou”. Jesus afirma que Abraão também se exultou esperando o seu dia. Ele viu e alegrou-se.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, porque ele é o “Eu sou”, é Deus como o Pai é Deus e existe deste sempre.
Ele é Luz que clareia o caminho daquele que nele crê. Ele é o mistério da nossa fé.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você acredita ser Jesus O Filho de Deus? Percebe que o caminho para ir conhecendo Deus passa necessariamente pela sua relação com Jesus?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
-“Em verdade, em verdade, vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Aceitar a palavra de Deus e guardá-la em seu coração significa aceitar a pessoa de Jesus, permanecer unida a ele, relacionar-se com ele, segui-lo. Quem segue Jesus é porque crê nele, e crendo, acredita na vida para além da morte, a vida eterna.
Equipe do Lectionautas