
“Vós sois deste mundo,eu não sou deste mundo”
8 de abril de 2025
‘se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte’.
10 de abril de 2025
9 de abril, 4ª feira, 5ª Semana da Quaresma
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 8,31-34
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos convida a permanecermos na Palavra do Senhor para sermos discípulos dele; conhecer a Verdade para sermos verdadeiramente livres para a prática do bem e do amor. A Palavra de Deus é força geradora de vida, cria e recria no amor; liberta e fortalece. Ela nos dá a condição de sermos filhos e filhas de Deus no Filho, isto é, ter a mesma descendência de Jesus, que é a da descendência do Pai.
Meditação: o que o texto me diz?
O Evangelho de hoje propõe um itinerário para aqueles que acreditam em Jesus e querem ser seus discípulos, pois não basta acreditar, é necessário se comprometer sendo verdadeiro discípulo e discípula dele; é um caminho feito na verdade e na liberdade; é uma proposta para viver a santidade de vida, pois fazer-se seus discípulos é assumir propostas comprometidas com a vida. Neste caminho, o ponto de partida é permanecer na palavra de Jesus, uma ação que não é simplesmente de escuta, mas uma ação que compromete a vida. É permanecendo na palavra que nos tornamos discípulos verdadeiros, isso faz com que se conheça a verdade e a verdade que liberta. Conhecer a verdade que é o próprio Cristo é tornar-se livre, isto é, assumir a condição de ser filhos e filhas de Deus, tendo a liberdade para a vivência do bem na missão de cada dia.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor pela força transformadora que a Palavra tem em sua vida. Peça ao Senhor que te ajude a viver a verdadeira liberdade de filho (a) no quotidiano de sua vida, acolhendo o convite para caminhar na verdade e na liberdade autêntica.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você tem permanecido na escuta da palavra de Jesus? Como você se sente sendo discípulo ou discípula de Jesus? O que significa ser livre para você?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
A palavra de Jesus é força transformadora a partir de dentro de nós para a transformação do mundo. Ela fortalece, sustenta e ilumina o nosso caminhar como discípulos (as). “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Equipe do Lectionautas