Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
14 de maio de 2024Que todos sejam um!
16 de maio de 202415 de maio, 4ªfeira, 7ª Semana da Páscoa
Silencie, respire profundamente várias vezes, aquiete seu coração… Peça ao Espírito Santo que conduza sua reflexão
Evangelho segundo João 17,11b-19
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus se dirige ao Pai e roga pelos que o seguem fielmente no tempo presente e no futuro. Ele inicia afirmando a santidade do Pai. E Jesus continua sua oração rogando pela santidade e a união de seus seguidores. Ele reza por você, por nós, para ficarmos firmes na missão que nos confia.
Meditação – O que o texto me diz?
Jesus antes de partir entrega ao Pai todas as pessoas que se esforçam para seguir segui-lo e praticar os seus ensinamentos, para que perseverem neste caminho. A oração de Jesus é muito forte, abrange todas as pessoas que o seguem, em toda a terra. Ele pede: Pai Santo, guarda-os em teu nome; Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno; Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade!
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor o quanto você caminhou em busca de sua santidade. Mostre-lhe as dificuldades que encontra pelo caminho e deixa que Ele te acolha com seu amor e te acompanhe pelo caminho de tua vida.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
“Não rogo que os tires do mundo, mas que os guarde do Maligno”, diz Jesus. Ele pede ao Pai que ele nos livre da mentira, que é o Maligno, ele sim espalha a mentira. E pede que o Pai nos santifique na verdade. E a verdade é a Palavra de Deus. Como você se sente diante destes pedidos na oração de Jesus? Você se sentiu incluída e incluído nesta oração de Jesus?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
A música “Vós sois o caminho, a verdade e a vida” diz assim: “Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade. A Verdade é só Jesus./ Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz. Tem vida só quem segue os passos de Jesus.”
Busquemos a verdade, busquemos seguir os passos daquele que é Verdade.
Equipe Lectionautas