Santifica-os na verdade, a tua verdade é a verdade.
15 de maio de 2024Tu me amas?
17 de maio de 202416 de maio, 5ª feira, 7ª Semana da Páscoa.
Silencie, respire profundamente várias vezes, aquiete seu coração… Peça ao Espírito Santo que conduza sua reflexão
Evangelho segundo João 17, 20-26
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus continua a oração dirigida ao Pai pela unidade dos discípulos, não só por aqueles que caminham com Ele, mas por todos os que irão crer pelo testemunho de unidade deles. É uma oração que brota do seu referencial de unidade com o Pai. Ele dirige-se ao coração do Pai pedindo por todos os crentes de todos os tempos, de todas as gerações e em toda a face da Terra; tem presente todos e todas. Tudo o que Jesus pede ao Pai é a vivência da unidade, reza por nossa união e por nossa comunhão. Essas palavras atravessam os séculos e chegam até nós hoje com a mesma intensidade com que foram pronunciadas por Jesus.
Meditação – O que o texto me diz?
Esta oração tem como fundamento a unidade de Jesus com o Pai, e o seu pedido pela unidade de todos os que creem e dos que irão crer através do testemunho daqueles que vivem esta unidade. O modelo da unidade é Jesus mesmo e o seu Pai. Um ideal que pode parecer distante quando olhamos nossas fragilidades, porém escutando atentamente o texto nos encontramos presentes nesta súplica de Jesus ao Pai. Este evangelho orante acompanha a cada um de nós em nossa desafiadora missão pela unidade, sobretudo nos tempos atuais. Ela é a fonte que nos ajuda, força e ousadia para testemunharmos a nossa fé com a entrega da própria vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de viver a comunhão a unidade deixada por Ele, e que a oração de Jesus atinja o seu coração para sejas um construtor de unidade e de paz. Peça a graça de ser testemunha da unidade, crescendo na comunhão consigo mesmo, na relação com os irmãos e irmãs, na vida em família, no trabalho e na missão de cada dia, tendo como referencial a comunhão entre Jesus e o Pai.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Como você tem vivido a comunhão com Deus e com seus irmãos e com as irmãs? Você é portador e portadora de unidade? Você tem ajudado a destruir barreiras e construir pontes?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
A letra de uma música do Pe. Ney, traz o sonho de Jesus que é o mesmo sonho de Deus: que sejamos um. Também expressa a atitude concreta que o evangelho de hoje nos pede:
Sejamos um para que o mundo creia. / Sejamos um para que o mundo creia.
Sejamos um, irmãos, sejamos um, irmãs, /E o mundo há de crer.
Assim como Jesus está no Pai /Como também o Pai está no Filho
Sejamos nós perfeitos na unidade /E o mundo reconheça o amor de Deus.
Equipe Lectionautas