Ver Jesus
23 de setembro de 2021Assumir Jesus
25 de setembro de 2021Sexta-feira – 24/09 – 25ª semana do Tempo Comum
Lc 9,18-22 – Reconhecer Jesus
Leitura: o que o texto diz?
Já em um lugar mais afastado, em companhia apenas dos discípulos, Jesus perguntam aos discípulos o que eles têm ouvido dizer a seu respeito. Os discípulos sinalizam que Jesus é visto como um profeta. Jesus, porém, vai mais a fundo e questiona o que eles mesmos pensam sobre quem Ele é. Da boca de Pedro, sai a profissão de fé do grupo: “O Cristo de Deus”. Mais que um profeta. Então, mais uma vez vemos Jesus pedir que os discípulos guardem segredo sobre isso e lhes faz um anúncio da paixão que iria sofrer e da vida nova que assumiria com a ressurreição.
Meditação: o que o texto me diz?
Este evangelho que acabamos de ouvir prolonga o texto bíblico que meditamos ontem. Muitos já tinham ouvido dizer quem era Jesus e agora era Ele quem queria saber o que era que diziam, como é que o reconheciam. Esta pergunta, tão simples em sua formulação e tão profunda na reflexão que provoca deve ressoar constantemente nos ouvidos de todos nós que desejamos caminhar na estra da Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Lc 9,20). É preciso que nos questionemos pessoalmente todos dos dias: sigo Jesus porque sei quem Ele é ou apenas porque muitos ao meu redor o seguem.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Reconhecer Jesus é necessário. E aqui não se trata de identificar a feição de seu rosto ou de o identificar com um personagem religioso. Senhor, queremos ultrapassar a superficialidade do ouvir dizer e ir mais além do querer ver por curiosidade. Concedei-nos a graça de o reconhecermos como mais que um profeta; de o reconhecermos como A palavra e professarmos nossa fé dizendo com Pedro, com a Igreja: “Tu és o Cristo de Deus”.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Ser cristão é ser um sinal de Cristo no mundo. Mas como ser esse sinal se não reconhecemos Aquele a quem devemos refletir? Quanto mais convictos estamos de nossa adesão a Jesus, mais devemos renovar essa nossa profissão de fé no Filho de Deus, renovando nossas disposições de sermos como Cristo e de reconhecermos Cristo nos irmãos e irmãs.
Ação: o que posso fazer do texto?
Além de pensarmos em quem dizemos a nós mesmos que Jesus é também precisamos precisamos pensar em quem dizemos aos outros que Jesus é. Uma atitude a assumir é, com a convicção de quem viveu a experiência do encontro pessoal com Jesus, anunciar de fato o Cristo de Deus e não o meu próprio Cristo.
Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG