De todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu (Jo 18,1-19,42)
30 de março de 2018Não vou morrer; pelo contrário, vou viver para anunciar o que o Senhor Deus tem feito
1 de abril de 2018Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras:
— Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?
Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, mas ele disse:
— Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e deem este recado a Pedro e aos outros discípulos: “Ele vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.”
Oração:
Querida Trindade obrigado pela oportunidade de viver mais esse momento de oração, dialogo íntimo e pessoal convosco. Hoje vivemos um dia muito especial. Mais tarde, na vigília pascal, celebraremos com muita alegria a ressurreição de Jesus. Celebraremos a vida, que é mais forte que a morte. Celebraremos à de Jesus pleno, verdadeiro Deus e verdadeiro homem e a vossa atuação na história da salvação do vosso povo. Que o vosso Espirito guie nossos corações e que transbordando de alegria pascal vivamos cada momento desse dia ao vosso lado.
Enquanto aguardamos a vigília pascal, podemos ir nos preparando para esse momento com o evangelho de hoje. A palavra me chama a atenção na seguinte pergunta: “Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?” Percebo que essa pergunta é muito presente na minha vida, diante dos problemas, diante dos questionamentos… Isso pode ser normal. O problema é que muitas vezes demoro muito a levantar meu olhar e tardo a enxergar que como no evangelho a pedra já foi removida. E assim é preciso avançar. Entrar no sepulcro para ver o que aconteceu. Isso é, não podemos parar aí, é preciso dar o seguinte passo. Como me vejo diante dos problemas, questionamentos e desafios? Consigo perceber a atuação de Deus que remove as pedras grandes, para que eu possa avançar? Muitas vezes Deus quer contar com nossa ajuda para que essas pedras sejam removidas também. Não bastará somente chegar até elas. O avançar aí é colocar a mão na massa para que Ele nos ajude a remove-la. E a resposta para a pergunta deve ser: Eu e o Senhor a rolaremos juntos. Estou disposto a empurra-la, contando com a ajuda providente d’Ele?
Como segundo ponto podemos refletir sobre a vida e a ressurreição, de Jesus e a nosso própria. Jesus após ter levado, seu amor até o extremo e assumir todas as consequências disso acaba aparentemente em um sepulcro. Ao adentrarem nele as mulheres percebem que o corpo de Jesus já não está ali. O sepulcro está vazio e como o anjo disse ele ressuscitou. Foi assim porque a morte não tinha poder sobre Ele. Foi assim para que nossos corações duros acreditassem… Vendo a grandeza da vida de Jesus fico me perguntando. Se Ele não tivesse ressuscitado? Eu creria nele da mesma maneira?
Trata-se talvez de uma pergunta muito difícil e cada um de nós pode refletir sobre ela em nossos corações. Hoje penso que os gestos e as palavras de Jesus são muito vivas… e vão continuar ecoando por muito tempo. Isso para mim também é ressurreição. Uma ressurreição diária, que ocorre em cada momento onde celebramos, ouvimos, meditamos e oramos com suas palavras e gestos.
Com todas as nossas limitações, Jesus nos chama também a essa eternidade. Ele desbravou esse caminho, nos ensinou e agora nos convida a fazer da nossa vida um sinal claro de amor que inspire a outros. Jesus nos chama à através de nossos gestos e palavras viver para sempre. E após nossa morte, mesmo que momentaneamente, porque acreditamos que por Cristo e em Cristo vamos ressurgir também, nosso sepulcro não esteja vazio, nossa vida em gestos e palavras seja eternizado na vida das pessoas que ficaram.
Jesus manso e humilde de coração, ajuda-nos a cada dia mais abrir nossos corações a tua graça, pois esse é o caminho que nos levará a viver o amor até o extremo. É o caminho que nos ajudará a assumir todas as consequências disso e é o caminho que nos levará a ressuscitar contigo!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte.