Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente
25 de setembro de 2022Assumir o projeto do Pai…
27 de setembro de 202226 de setembro, 2ª feira da 26ª semana do Tempo Comum.
Evangelho de Lucas 9,46-50.
Leitura: O que o texto diz?
Os discípulos ainda não compreendiam bem a dinâmica de seguimento de Jesus. Ele era um messias diferente que servia e dava a própria vida. No texto de hoje, ao acolher uma criança, Jesus ensina que os discípulos deveriam se abrir à simplicidade da mensagem do Reino de Deus. O pequeno se torna grande.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O evangelho de hoje nos faz compreender que muitas vezes nos envaidecemos procurando ser maior e melhor do que as outras pessoas. No entanto, essa comparação com os outros é nociva para a gente mesmo e atrapalha o relacionamento com os outros. Jesus ensina a humildade e a tolerância.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Perceba-se como uma criança cuidada por Deus e experimente o seu afago. Peça ao senhor a graça de caminhar na simplicidade e na humildade. Peça também um coração capaz de amar e servir, livre da mania de grandeza e agradecido por tudo o que Ele faz na sua vida.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Jesus tenta fazer com que seus discípulos vejam que eles são chamados para servir, não para dominar. No reino de Deus todos são iguais: não há posições de poder, nem hierarquia. Todo mundo é filha ou filho de Deus, todos são totalmente amados por Deus.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Acolher uma criança é acolher Jesus e quem acolhe o Filho recebe o Pai. O caminho do Reino passa pelo acolhimento dos mais fracos e desprotegidos com são as crianças.
Equipe do Lectionautas.