“Foi por causa da dureza do vosso coração”
25 de fevereiro de 2022“Tira primeiro a trave do teu olho”
27 de fevereiro de 2022“Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”.
Mc 10, 13-16
Leitura: o que o texto diz?
O texto que nos é proposto para o dia de hoje, nos mostra como os discípulos reagem diante da admiração das crianças com a pessoa de Jesus, e sua correspondência a esta atitude. Os discípulos parecem não agir conforme o esperado, repreendem as crianças e isso causa aborrecimento em Jesus. O mestre deseja aproximar-se dos pequeninos, sua pureza de coração faz com que ele recorde aos discípulos que o Reino de Deus pertence a elas e a todos que a elas se assemelham, aspecto que talvez os discípulos ainda não tenham compreendido. O que você entende dessa reação de Jesus? Porque será que os discípulos reagiram dessa forma? O que todo esse contexto tem a nos dizer? Com atenção, releia o texto para bem compreender sua mensagem.
Meditação: o que o texto me diz?
Para viver a radicalidade do nosso batismo necessitamos ter o coração livre para o total acolhimento do Reino de Deus. A abertura à novidade, a capacidade de perdoar e a disposição interior dos pequeninos é o que explica a predileção de Jesus pelas crianças. Assim, Jesus contrapõe tais virtudes ao coração duro e a cegueira dos que se consideram sábios e letrados, mas apesar disso, se distanciam de Jesus, não sabem correr ao seu encontro em busca de uma verdadeira amizade com ele. Tomando como inspiração a disposição e a liberdade interior que nos ensina os pequeninos, busquemos compreender o que o texto nos diz.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O texto de hoje tem como figura central o exemplo dos pequeninos para todos que desejam alcançar o Reino dos céus. É a livre e total dependência a Deus que nos aproxima dele. Coloquemo-nos agora como uma criancinha que corre ao encontro de Jesus, imaginemos como rezam os pequeninos, o que diz um coração realmente livre e abandonado em Deus? Se nós ainda não sabemos o que dizer ou o que fazer, peçamos a Jesus que nos ensine a sermos como uma criança.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O coração dos pequeninos vive da alegria e da gratuidade de coração. Estejamos abertos a agir como as crianças e façamos nesse momento um ato de louvor e gratidão pelo desejo de Deus que se revela aos nossos corações nesse dia.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Meditar a Palavra nos dá a graça de aprendermos o que Deus quer de nós. Contudo, para além disso, é necessário agir, concretizar a Palavra rezada com gestos que edifiquem e produzam frutos. Cada um de nós, sabe de modo particular como realizar esta tarefa, por isso, iluminados pelo que foi meditado e rezado com o evangelho de hoje, faça uma lista ou estabeleça algo que precisa ser feito e que hoje foi suscitado com mais intensidade em seu coração.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE – Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.