
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.
26 de março de 2025
O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.
28 de março de 2025
27 de março, 5ª feira, 3ª semana da Quaresma.
Orientações:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 11,14-23: Quem não está comigo, está contra mim.
Leitura: o que o texto diz?
O texto de hoje nos mostra Jesus praticando um exorcismo, libertando alguém do domínio do mal. As autoridades judaicas, porém, olhavam com desconfiança essa ação, duvidando da força de Jesus e insinuando que Seu poder teria origem no mal. Ora, esse argumento se contradiz, pois, somente o bem e a força que vêm de Deus podem expulsar as trevas e trazer a verdadeira liberdade. Esse texto tem especial relevância na Quaresma, tempo propício à conversão.
Meditação: o que o texto me diz?
O pecado é um fato que frequentemente nos coloca sob seu domínio. Por nós mesmos, nem sempre encontramos forças para nos libertar, e é nesse momento que devemos recorrer ao amor de Deus. Jesus é o homem forte que guarda nossa casa espiritual, nosso coração. Reconhecemos essa necessidade? Estamos atentos para que nosso coração não seja invadido por sentimentos que não pertencem ao Reino de Deus?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus nos liberta do mal. Que, em nossa oração, peçamos a Jesus que esteja em nós, ajudando-nos a cumprir um dos últimos pedidos do Pai Nosso: “Livrai-nos do mal!” Voltando nossos pensamentos para Jesus, reconheçamos nossas ações que podem ser influenciadas pelas trevas de um coração fechado e nos comprometamos a caminhar na luz e na esperança.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A luz expulsa as trevas do coração, e essa luz nos alcança através do olhar amoroso de Deus. Que não sejamos como os fariseus, cheios de desconfiança, mas que, no silêncio da oração contemplativa, reconheçamos o poder salvador do Senhor, que nos liberta de qualquer domínio que não seja o Seu.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Nossas ações podem ser facilmente influenciadas pelo mal e pelo pecado. Como podemos viver uma verdadeira conversão em nossas atitudes durante este tempo quaresmal? Que passos concretos podemos dar para crescer na fé e na caridade?
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.