
Eis que conceberás e darás à luz um filho
25 de março de 2025
Quem não está comigo, está contra mim
27 de março de 2025
26 de Março, 4ª Feira, 3ª Semana da Quaresma.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 5,17-19
Leitura: o que o texto diz?
No texto de hoje estamos no com Jesus no alto da montanha, onde ele apresenta para as multidões da Galileia a sua pregação. Ao contrário do que alguns poderiam suspeitar, o ensinamento de Jesus não é um apagamento da Lei antiga, mas sim um aprofundamento. Uma outra tradução para “cumprir” a Lei é “completar”, ou seja, dar o sentido pleno. Sabemos em Jesus que o amor é o cumprimento perfeito da Lei e quanto mais nos aproximamos do amor, mais nos tornamos próximos do projeto salvador do Senhor.
Meditação: o que o texto me diz?
Como as palavras do Senhor ressoam no meu coração e na minha vida hoje? Quais são as dificuldades que eu encontro diante da prática dos mandamentos? É possível que eu sinta dificuldade no cumprimento dos mandamentos e queira deixar para lá aquilo que o Senhor me ensina? Na nossa caminhada quaresmal, que é um tempo forte de conversão de vida, precisamos pensar sobre todas as vezes que ao invés de plenificar nossas ações pelo amor, somos tentados a deixar para lá as ações que nos colocam no caminho da Luz.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus nos educa. Que na nossa oração possamos pedir que Jesus caminhe conosco nos ensinando o valor do amor na nossa jornada. Somente Ele é capaz de nos mostrar a verdade que brota do Evangelho e também que enche a nossa vida de sentido. Apresentemos ao Senhor todas as áreas da nossa vida que precisamos de ajuda para nos converter e iluminar pela palavra do Senhor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus diz que será considerado grande aquele que cumprir os mandamentos. Ora, cumpre a Lei quem é capaz de amar! Portanto, deixemos nosso coração agora ser inundado pelo amor de Deus que nos quer perto do seu coração. Na caminhada quaresmal, onde somos chamados ao deserto, que possamos fazer da nossa alma um lugar de encontro com nossas fragilidades e um dia, sejamos capazes de subir à montanha com Cristo.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Muitas vezes somos responsáveis por levar a frente os ensinamentos do Evangelho, mas não somos capazes de entender que seu verdadeiro cumprimento está no amor de Jesus por nós. Quem possamos ter sempre isso em mente na hora de anunciar a Palavra para as pessoas ao nosso redor, na família e na comunidade.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.