Como podemos saber o caminho? (Jo 14,1-6)
27 de abril de 2018As pessoas dos tempos futuros o servirão!
29 de abril de 2018Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.’ Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’ Jesus respondeu: ‘Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
Oração:
Pai, Jesus e Espirito Santo, Trindade de amor. Venho mais uma vez me colocar diante de vós, com o coração alegre e agradecido por poder estar convosco, em comunhão através da oração. Me coloco em vossas mãos para que me possas guiar…
Um dos nossos desejos mais profundos que possamos ter seja talvez ver a Deus. Ver aqui quer dizer conhecer… Buscamos a Deus e muitas vezes pensamos não o ter encontrado. Mas Jesus nos pergunta como perguntou aos discípulos: “… e não me conheces..? O que podemos responder a Ele?
Na busca por ver a Deus, nos esquecemos que ele está muito próximo, que Ele resolveu viver seu amor de maneira tão concreta, se tornando um de nós… Muitas vezes nos esquecemos quem é Jesus, o amor feito carne. Mas ao professar nossa fé dizemos: “Creio em Jesus Cristo… verdadeiro Deus e verdadeiro homem … consubstancial ao Pai…” Isso quer expressar o que Jesus nos fala no evangelho de hoje. “Quem me vê, vê ao Pai… Eu e meu pai somos um”. Portanto conhecer o Pai, ouvir o que Ele fala, como se comporta, o que Ele faz… é muito fácil. Basta nos aproximarmos de Jesus, na palavra e na eucaristia… maneiras privilegiadas de o encontramos…
Podemos então refletir: Tenho estado na companhia de Jesus? Estou aprendendo com Ele, no dia a dia, a melhor maneira de amar e viver o amor? Como está minha relação com o Pai, o vejo e o sinto em Jesus?
Nossa vocação de discípulos de Jesus é realmente algo grandioso e promissor. Me chama muito atenção quando Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.” Ele nos chama a junto d’Ele e por Ele e para que seu amor se espalhe por toda parte a fazer obras ainda maiores que as que Ele fez. Então penso: Sou capaz? E a resposta talvez seja: Por mim mesmo, com certeza não. Mas com Ele e por ele com certeza sim…
Trindade Santa, obrigado por nos revelar um pouquinho da grandeza que sois vós. Obrigado por dividir conosco tão grande amor e por nos chamar a fazer parte dele. Doce Espirito Santo, nos ajude a buscar sempre em Jesus a melhor maneira de amar e servir… Seguramente assim estaremos nos unindo a Jesus e por Ele ao Pai em vossa unidade. Nos dê a graça de encarar com coragem a missão de discípulos, assumindo com responsabilidade e amor o desafio de viver com Ele e para Ele…
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte