“Jesus ensina aos discípulos a se abrirem às ações dos outros”
22 de maio de 2024O que Deus uniu o homem não separe!
24 de maio de 2024Inicia aquietando seu coração e, para isso, respire profunda algumas vezes. Peça ao Espírito Santo que guie os passos teus nesta oração.
Fazer a leitura do evangelho de Marcos 9,41-45 e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
A narrativa do evangelho nos chama a atenção para a importância de fazer o bem ao outro. Fazer o bem agrada a Deus e ele nos oferece recompensa. Também nos acha a atenção para o fato de escandalizar ao outro com nossas atitudes, principalmente a um dos pequeninos que nele creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus é rigoroso com alguém causa escândalo na comunidade. Melhor seria cortar o membro do seu corpo que te faz pecar e escandalizar o outro do que ficar com eles, mas ir parar no fogo do inferno. O escândalo, na comunidade, acontece quando alguém pretende ser servido do que servir; se considerar superior aos outros. Jesus está ensinando é que devemos cortar o mal pela raiz. Utiliza de imagens fortes e simbólicas para mostrar a gravidade do escândalo. A mão representa toda a atividade; o pé indica conduta; o olho se refere a desejo. Faz-se necessário tirar do caminho tudo que venha desviar o cristão de sua adesão ao Reino de Deus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). O que podemos fazer? Senhor que eu saiba utilizar de todos os membros do meu corpo para fazer somente o bem.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Embora Jesus utiliza-se de imagens e linguagens fortes para nos falar das punições que deveríamos receber ao causar escândalos aos outros, posso experimentar o grande amor que ele tem para comigo e seu desejo de que eu faça parte do seu projeto de vida. Que eu seja fiel.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, a minha proposta é a de sempre procurar fazer o bem e ser fiel ao amor de Jesus.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.