“Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”
4 de novembro de 2022As bem-aventuranças e o caminho para a santidade
6 de novembro de 20225 de novembro de 2022, sábado da 31ª Semana do Tempo comum.
“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes”
Lc 16,9-15
Leitura: o que o texto diz?
Tomando a temática da administração dos bens, Jesus dirige à palavra a seus discípulos por meio de sentenças exortativas. Ensina que seus discípulos devem aprender a utilizar seus bens honestamente, uma vez que, mede-se a fidelidade em uma proporção do menor para o maior, assim como a justiça realizada. O discípulo deve ser leal no pouco e no muito, deve ser fiel naquilo que é seu e no que é alheio. Por fim, a sentença que parece mais exigente: deve-se escolher a quem servir, a Deus ou ao dinheiro, pois todo aquele que dedica-se a acumular bens não terá tempo, disposição e convicção para servir a Deus e ao seu reino. Refazendo a leitura do texto, observe atenciosamente cada exortação de Jesus e aproprie-se daquilo que o texto diz.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus é incisivo quando se fala do zelo com as coisas do Reino. De modo muito prático e aplicável podemos dizer: não espere grandes missões para dizer sim ao serviço, não espere ter o melhor emprego para dedicar-se com zelo, não fique aguardando palavras e situações miraculosas para sair dos muros da Igreja e evangelizar, entre tantas outras sentenças que poderíamos expor… Aquele que deseja ser discípulo de Jesus deve ter em mente que é necessário ser fiel e justo nas pequenas coisas. Se só esperamos por grandezas jamais descobriremos isso. Por um momento a grandeza pode fazer brilhar os olhos, mas em seguida obscurece a visão distanciando os discípulos de seu mestre. Pessoalmente, o que esse texto diz a você?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Nessa oração peça ao Senhor a graça de servi-lo e honrá-lo desde as coisas pequenas até as maiores. Que Ele envie o seu Espírito a fim de que, você esteja disposto a segui-lo verdadeiramente como um discípulo, disposto a pôr-se a caminho atento a seus ensinamentos e pronto a servir. Peça em especial, o dom da fidelidade de coração. Faça essa experiência, fale e escute sem pressa, esse é o momento de encontro com o Senhor.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O que você pode dizer que o texto de hoje realizou em você? Mais que falar, a Palavra também nos convida a ouvir e para além disso, contemplar aquilo que só ela pode fazer em você. Acalme seu coração, silencie e aprecie o zelo de Deus por você.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
É hora de agir. No pouco ou no muito somos chamados à fidelidade e à ação. Certamente o texto de hoje te questionou e esse é o momento de pensar sobre isso. Como responder a esses questionamentos? E como você pode corresponder com atitudes concretas? Em sua vida, olhando ao seu redor, certamente você encontrará a resposta.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.