O rosto de Deus (Jo 3,16-21)
6 de abril de 2016O que nos leva a seguir Jesus?
8 de abril de 2016Aquele que vem de cima é o mais importante de todos, e quem vem da terra é da terra e fala das coisas terrenas. Quem vem do céu é o mais importante de todos. Ele fala daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita a sua mensagem. Quem aceita a sua mensagem dá prova de que o que Deus diz é verdade. Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele. Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus.
Coloco-me diante do Senhor para receber sua luz e inundado do Espírito deixar que Ele, por intermédio do trecho do evangelho proposto para hoje, fale ao meu coração.
Nós fomos feitos do pó da terra e à terra retornaremos. Esta é uma verdade que perpassa nossa vida e que, em alguns momentos, nos deixa deprimidos. Afinal, para o quê então nos serve a existência?
O trecho do evangelho de hoje é um alento e um alimento para nossa esperança. A razão de nossa existência é o encontro com Deus. Fomos gerados para nos encontrarmos com Ele.
Como é bom provar estas palavras e perceber que ao aceitá-las podemos tocar a eternidade.
Percebo que aceitar a mensagem é muito mais que apenas achar que ela é bonita e aplaudi-la. Aceitar a mensagem é o ato de identificar-se e de se deixar moldar por ela. Como disse Jesus a Nicodemos é nascer de novo (Jo 3,3).
Aceitar a mensagem que Deus nos envia, na pessoa de Jesus Cristo, é o caminho para vivermos a integralidade do amor. Não de qualquer amor, mas, sobretudo, de um amor para o qual existe um modelo muito real, o próprio Jesus: “amem uns aos outros como eu amo vocês” (Jo 15, 12).
Este amor é a garantia da vida eterna: “quem crê no Filho tem a vida eterna”.
Aquele que crê, recebe a mensagem. Quem recebe a mensagem se molda por ela. Quem se molda por ela ama como Jesus amou e o amor permanece para a vida eterna.
O convite para a oração de hoje é deixar que a mensagem de amor, trazida por Jesus, se torne bem viva em nós. É, também, experimentar o amor desmedido de Deus a se entregar por nós e, porquê não, identificar como tenho retribuído a este amor.
Na alegria de saber que você, nosso Deus, se importa com cada um de nós, deseja nossa companhia e sai a procura dela, agradecemos-lhe o dom da vida. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte