Fazer a vontade daquele que me enviou!
17 de abril de 2024O que comer de mim viverá por mim!
19 de abril de 202418 de abril, 5ª feira, 3ª semana da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia João 6,44-51.
Ainda em seu relato acerca do Pão do céu, Jesus continua afirmando a necessidade de que todo discípulo precisa alimentar-se dele. Tendo descido do céu, Jesus se dá como alimento para fazer de nós sua morada e assim nos conduzir para o mesmo céu de onde veio. Só vive para sempre e ressuscita para a eterna felicidade quem participa do Banquete do Senhor. Desse modo, chegaremos até Jesus, pois seremos atraídos pelo Pai, que faz de nós seus discípulos e sua morada.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Leia novamente Jo 6,44-51. Deixe que ecoem no seu coração estas palavras que o próprio Jesus te fala. Pense um pouco agora em como anda a sua participação na Celebração da Eucaristia. Você tem ido à Santa Missa? Tem adentrado no mistério da celebração ou tem ido para cumprir um preceito? Quais os efeitos que esse mistério tem realizado em sua vida?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Agora é o momento de conversar com Jesus. Ele se faz íntimo, seu um amigo, a ponto de sentar à mesma mesa que você e ser alimento para seu corpo e sua alma. Fale para Ele os teus anseios, tuas inquietações. Diz se está indo para a celebrações por amor ou porque se sente obrigado. Não tenha medo. Ele não veio para condenar. Veio para dar vida plena. Seja sincero e se abra
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Procure nesse instante fazer o máximo de silêncio possível, interna e externamente. Ouça a brisa leve que paira sobre o ar, respire fundo e deixe que o Senhor acalme o seu coração. Jesus diz que os que vão a eles são os que ouviram a voz do Pai esteja atento à sua voz.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Jesus disse que a vida eterna é para os que creem. Você é chamado por Ele a alimentar a sua fé. Procure os Sacramentos que a Igreja oferece, para que, conduzido pela graça de Deus, você alcance a eternidade. Seja também sinal para aqueles que convivem com você. Seu testemunho levará muitos ao encontro com Jesus.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.