A “minha” vida boa ou a “nossa” vida plena?
12 de setembro de 2018A Santa Cruz (Jo 3,13-17)
14 de setembro de 2018Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.’
Oração:
Querida Trindade muito obrigado por chamar-me a estar mais esse momento convosco através da oração. Peço que vosso Espirito me inspire e conduza. Peço que Ele me ajude a ter o coração sempre aberto e ouvido atento às vossas palavras.
No evangelho de hoje uma palavra em duas frases me chamam muito a atenção. Recompensa. Na primeira é a pergunta: Que recompensa tereis? E na segunda é: Então, vossa recompensa será grande…
Jesus nos ensina a viver o amor maduro. Aquele que é capaz capaz de olhar para fora de si mesmo, de resistir, se entregar, se oferecer a tudo e a todos sem esperar nada em troca. E Ele nos pergunta: “ Que recompensa tereis? ” O que ganha quem ama? Se vivemos em um mundo onde existe tanta desigualdade, é porque ainda não aprendemos a dividir… Não sabemos dar amor de forma concreta e objetiva. E se aprendêssemos a partilhar sem esperar retorno? Qual seria nossa recompensa? Como eu gostaria que fosse?
Pode ser utopia, mas nossa recompensa será grande, viveremos como família, todos filhos do Altíssimo, Disse Jesus. Nossa recompensa seria o amor fraterno enraizados em nós, na sociedade, que por sua vez seria mais igualitária e justa. Nossa recompensa poderia ser a erradicação da fome, dos crimes, da solidão… Um mundo justo para todos os irmãos, filhos do mesmo Pai. Por onde posso começar a viver essa transformação? No trabalho, na escola, na família? Qual seria meu primeiro passo, concreto para colaborar com essa transformação?
Doce Espirito Santo nos ajude a compreender que o amor, maduro, e a única ferramenta que necessitamos para transformar nosso mundo no reino que Jesus pregava e viva… Que cada um de nós não devemos buscar nossa recompensa sozinhos. Ensina-nos que o reino se vive juntos, em comum unidade convosco, envolvendo a todos os vossos filhos, dos quais somos irmãos. Ensinados a ser bons, como vós sois bom.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.