Eu vim para lançar fogo sobre a terra…
14 de agosto de 2022“Quem poderá salvar-se?”
16 de agosto de 2022SEGUNDA – FEIRA – 15/08/2022
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 19, 16-22
“Que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: Indo e vindo, trevas e luz/ Tudo é graça, Deus nos conduz
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A narrativa do Evangelho de hoje nos desperta para alguns questionamentos que devemos fazer em nossa vida sobre o seguimento de Jesus. Um jovem pergunta para Jesus: o que devo fazer de bom para ter a vida eterna? E Jesus responde que um só é o bom, mas para entrar na vida eterna faz-se necessário observar os mandamentos. Jesus cita os mandamentos para o jovem e ele responde: Já observo tudo isso. Querendo saber o que mais é preciso fazer, Jesus lhe diz que precisa vender seus bens e dar aos pobres.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. O evangelista Mateus nos chama atenção para o tema da partilha. Precisamos estar atentos ao cumprimento dos mandamentos que são ensinamentos para viver bem com os irmãos, mas sua vida terá sentido quando vai além do seu viver bem e olha para o próximo, reparte os bens e produz a eficácia do seu viver ao possibilitar aos outros também viverem bem. Hoje, o que nos leva a procurar Jesus? Quais são os nossos questionamentos? É preciso crer e seguir Jesus na solidariedade e na comunhão de vida.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Jesus diz que se queres caminhar bem na vida, segues os mandamentos. Mas para chegar à perfeição é preciso dar o dinheiro aos pobres para ter seu tesouro no céu. Que trabalho podes realizar? o que pedes a Deus em oração? Que obras realizar para viver na comunhão com os outros?
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro. Deixe se conduzir. É Deus quem mostrará que obras realizar junto aos mais necessitados para alcançar a vida eterna. Coloca-se diante do Senhor e ele te guiará. Ele é seu pastor, e te ajudará na caminhada de fé.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que sempre orienta para viver bem a fé, o que se pode assumir como compromisso no dia-a-dia da sua existência? O que está faltando às pessoas ao seu redor? Pão, amor, trabalho? Que ação prática pode realizar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte