“Que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”
15 de agosto de 2022“Ide também vós para a minha vinha!”
17 de agosto de 2022TERÇA FEIRA – 16/Agosto/2022
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM– Evangelho de Mt 19, 23-30
“Quem poderá salvar-se? Jesus responde: Humanamente isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. (Mt 19, 25b-26)
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo pedindo-lhe luz.
Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a presença de Jesus em sua vida.
Refrão meditativo: O nosso olhar se dirige a Jesus
O nosso olhar se mantém no Senhor
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje, Jesus continua sua conversa com os discípulos dizendo como é difícil um rico entrar no Reno dos céus. Faz uma comparação: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Espantados, os discípulos questionam Jesus: Então, quem poderá ser salvo? Jesus responde: “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível”. E diz ainda: “Muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos, serão os primeiros”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus está em diálogo com seus discípulos, e a conversa é sobre como alguém poderá entrar no Reino dos céus. A preocupação dos discípulos é o que poderá fazer para ser salvo. E hoje, quais são as nossas preocupações? Jesus deixa claro a importância de se colocar em seu seguimento, e diz que o difícil é entrar no Reino enquanto este Reino se constrói aqui na terra; se o rico estiver no lado oposto das exigências do Reino, fica mais difícil ainda. Estamos em busca de ações práticas que nos colocam merecedores da herança de vida eterna? Estamos abertos a acolher as exigências do Reino de Deus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, mas também nossas angústias. É ele quem nos capacita para o agir conforme sua vontade. Peça, na confiança, qual será o bom caminho. O que devo fazer? Ajude-me a realizar boas obras para permanecer nos passos de Jesus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus e seus discípulos estão a caminho da Judéia. O diálogo é sobre o que precisa fazer para se salvar. A dificuldade está no desapego das coisas terrenas. Jesus ensina que devemos vender os bens, ou seja, desapegar. Ao invés de acumular, fazer a partilha.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, descubro o caminho a seguir – Jesus Cristo. Sinto chamada a me colocar na escuta e percepção do sofrimento do outro. Disponibilizar-me para ajudar e acolher bem o outro.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.