Jesus e a crítica aos mestres da lei
11 de dezembro de 2021“Eu também não vos direi com que autoridade faço essas coisas”
13 de dezembro de 202112 de dezembro – 3º domingo do Advento
Evangelho – Lc 3,10-18
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ?
O Evangelho de hoje apresenta a figura de João Batista que se apresenta de maneira humilde anunciando a Boa Nova. Ele desperta no coração das pessoas o desejo de mudança: “o que devo fazer?” Faz um batismo de conversão, já anunciando coisas maiores.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ?
Ecoa em nosso coração a frase: “O que devo fazer?” A mensagem de João chega ao coração das pessoas, provocando uma reviravolta. Quantas vezes, ao nos deixarmos tocar pela força da Palavra, também nos vemos nesta encruzilhada? Somos impelidos a mudar de caminho, pois o caminho que seguimos não nos levará à verdadeira alegria.
“O que devo fazer?” Essa expressão é uma busca de orientação no meio das desorientações da vida. Quantas pessoas sem rumo? Quantas pessoas perturbadas diante das ofertas que este mundo apresenta?
Mas, é preciso saber ouvir a voz do profeta que clama por transformação. Acredita naquele que prega com sua vida, na simplicidade e no desprendimento dos verdadeiros arautos do Evangelho. João torna-se modelo daqueles que se fazem servos da Palavra, não se fazendo maiores que a mensagem que anunciam.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
Somos chamados a colocarmo-nos diante do Senhor, como o fez Francisco de Assis diante do crucifixo ao perguntar: “Senhor, que queres que eu faça?”
Essa é a interrogação que devemos fazer a Deus hoje e abrirmo-nos totalmente para realizar a sua vontade, conquistando a verdadeira alegria que é celebrada neste terceiro domingo do advento. Agradeça ao Senhor pelo seu dia e pela luz do Natal que pouco a pouco vai tomando conta de você.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
O convite à conversão feito por João Batista coloca-nos numa atitude de discernimento sobre o que devemos fazer. É o princípio da conversão: incômodo interior que nos predispõe para uma transformação necessária.
A figura de João já é um convite ao desprendimento, à simplicidade. E sua mensagem é um convite a buscar coisas maiores, a crer naquele que vem e que nos conduzirá à verdadeira alegria
AÇÃO: O QUE EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO?
Somos chamados a empreender as mudanças necessárias em nossa vida pessoal e comunitária. O Papa Francisco na Encíclica “Laudato SI’ ” insiste que não basta sermos bons individualmente, mas que é preciso uma verdadeira conversão comunitária (cf. LS 219). Então é preciso que continuemos a perguntar “o que devo fazer?”, mas é preciso que ecoe também a pergunta “o que devemos fazer?”. Só assim a Boa Nova do Reino anunciada por João e concretiza em Jesus Cristo tomara corpo em nosso meio.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.