“Elias já veio, mas eles não o reconheceram.”
14 de dezembro de 2024A autoridade de Jesus…
16 de dezembro de 202415 de dezembro, 3º Domingo do Advento
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 3,10-18
Leitura: o que o texto diz?
Em diversos momentos da vida, nos sentimos perdidos, desorientados, há um anseio de discernimento que por vezes parece impossível. Um desejo insistente fica latente por encontrar alguém que ilumine que oriente o caminho. A narrativa do evangelho de hoje, descreve diferentes pessoas que vão até João Batista em busca de orientação para a vida. A pergunta central é: “O que devemos fazer?” Neste momento de encontro com o Senhor, silencie e por meio do encontro com Ele, procure escutar o que Ele diz a você. Neste tempo do Advento, quando nos preparamos para celebrar o Natal, é momento propício para uma revisão da vida.
Meditação: o que o texto me diz?
João Batista é alguém que pelo seu jeito de ser, falar e agir, provoca um impacto na vida das pessoas, que desejam ouvi-lo. João, com amor e firmeza, prepara “o caminho” para a chegada do Messias. “O povo estava na expectativa…”, buscavam orientação, as palavras de João chegava ao coração de muitas pessoas, não como normas e leis pesadas, mas como orientação para novas posturas de vida, baseadas no amor, na partilha, na fraternidade, na justiça, no respeito… apontava uma conversão para uma nova maneira de viver e proceder.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, a graça de discernir em que pode melhorar seu jeito de ser, que ajude a despertar ou renascer em você o mais belo e humano que possui em si.
Peça ao Senhor, pela sua presença em sua vida, por acreditar e confiar em você para ajudar na construção de uma vida mais justa, bela e fraterna para todos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Alguma resposta/orientação de João Batista faz sentido para sua vida? Precisa mudar algo em sua maneira de ser e agir? Qual sua esperança para a humanidade? Qual seu propósito nesse tempo do Advento?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Precisamos adotar um modo de vida mais simples, perceber a diferença entre “eu preciso e eu necessito”, o estilo de vida mais simples e humano leva ao cuidado com a “Casa Comum” e ao compromisso com uma vida mais solidária, fraterna e principalmente justa, especialmente com os empobrecidos. Cada batizado é chamado a abraçar o projeto de vida e vida plena para a humanidade.
Equipe Lectionautas