“A quem vou comparar esta geração?
12 de dezembro de 2024“Que devemos fazer?”
15 de dezembro de 202414 de dezembro, Sábado, Memória de São João da Cruz.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Mateus 17,10-13
Leitura: o que o texto diz?
Neste sábado, somos alertados a não pensar que a realidade será exatamente como esperamos em nossa imaginação. Do contrário, aquilo que era esperado vem e vai embora, e nem sequer conseguimos notar a sua presença. O mesmo pode acontecer em relação a Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Precisamos alimentar em nosso coração a espera pela chegada de Jesus. No entanto, devemos deixar que o próprio Deus possa abrir nossos olhos, por meio da escuta de Palavra, para que o que esperamos ganhe os contornos reais. Elias era esperado novamente, mas seu papel foi executado por João Batista, e poucos perceberam isso. Devemos tomar cuidado para que nossa imagem de Jesus não nos faça perder a graça de sua presença na vida cotidiana.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Senhor, Tu que cada dia mais te tornas mais próximo a nós, ajuda-nos sempre mais a reconhecer tua presença em nossa vida!
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Tens deixado a Palavra de Deus alcançar seu coração e questioná-lo? Deus ainda te surpreende ou pensa que já sabe tudo sobre ele?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Uma coisa fabulosa de nosso Deus é que ele não desiste. Portanto, se nós nos iludimos com uma imagem de Jesus que não se encaixa naquilo que ele é, deixemos que as leituras do Evangelho nesse tempo de Advento modelem realmente Jesus em nós. Assim, não deixaremos passar outro momento em que ele se manifesta em nosso cotidiano.
Equipe Lectionautas