Quero a misericórdia e não o sacrifício (Mateus 12,1-8)
18 de julho de 2014Viver como bem-amados (Mt 12,14-21)
19 de julho de 2014Projeto Lectionautas capacita jovens em Guarapuava
Cidade paranaense reuniu mais 100 jovens em encontro marcado por muita união, alegria e interesse por estudar a metodologia da Lectio Divina para orar e vivenciar a Palavra de Deus.
Mais de 100 jovens, entre catequistas, crismandos e seminaristas, de 21 paróquias da Diocese de Guarapuava, participaram do Encontro de Capacitação do projeto Lectionautas, que aconteceu de 16 a 18 de maio, na Casa de Líderes, em Guarapuava (PR). União, alegria e comunhão marcaram a capacitação da cidade paranaense. Além disso, os jovens, em média com 15 anos de idade, mostraram-se atentos ao aprendizado da metodologia da Lectio Divina e dispostos a orar e vivenciar a Palavra de Deus. Mais do que isso: a transmitir a outros jovens tudo o que aprenderam por lá. “Aprendi que posso levar para outros jovens o que lemos na parábola do Semeador, onde diz: ‘prepara um terreno bom’. Se estou preparando um terreno bom, posso ajudar os outros a serem luz”, concluiu Lucas da Silva Almeida, participante do encontro.
Satisfeita com os resultados alcançados, Ivete Kramer, coordenadora da Pastoral Catequética do Crisma de Guarapuava, destaca justamente o fato de que os participantes compreenderam o papel que deverão desempenhar de agentes multiplicadores. “Eles estão saindo daqui com um projeto para divulgar. Estão se articulando para ajudar as paróquias que não puderam participar. Eles conseguiram contextualizar a Palavra de Deus para o ‘hoje’ deles”, celebrou ela.
Para Padre Décio José Walker, assessor da Comissão de Animação Bíblico-catequética da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenador do projeto Lectionautas, a edição de Guarapuava foi bem-sucedida e bastante proveitosa. “Os jovens compreenderam rápido a metodologia, entenderam que esse é um programa para eles, e se mostraram dispostos a levar adiante o projeto”, avaliou com alegria, lembrando que o Lectionautas foi pensado especialmente na juventude e está alinhado com ela, com seus anseios e formas de se comunicar. Tanto isso é verdade que o projeto tem como principal forma de disseminar as leituras orantes a Internet. Por meio do site www.lectionautas.com.br ou da página do Facebook Lectionautas Brasil, é possível acompanhar as Lectio Divinas e fazer a leitura orante da Palavra de Deus.
O projeto
Desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidades (SBU) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o projeto Lectionautas é baseado no método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia, e utiliza a Internet como principal meio de comunicação com o jovem. A leitura orante é uma prática dos cristãos, adotada desde os primeiros séculos. Adaptado para atender o público jovem, o método da Lectio Divina tem o objetivo de promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação-ação. A difusão do projeto Lectionautas acontece por meio de encontros de capacitação da leitura orante da Bíblia, desde 2010.