Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia
21 de março de 2024E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos
23 de março de 202422 de março, sexta-feira 5ª Semana da Quaresma
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos pela oração de hoje.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 10,31-42
As autoridades judaicas estão procurando uma forma de eliminar Jesus, considerando sua pregação uma blasfêmia. A acusação contra ele, e que será uma das que constará no seu processo de condenação religiosa, é que “sendo um homem, se faz Deus” (v.33). Jesus está no Templo, em um dos pórticos, ensinando. Era assim que os mestres se posicionavam com seus discípulos. No início do capítulo, Jesus está falando sobre a atitude do bom Pastor, em contraposição com os mercenários. Afirma que as autoridades judaicas não são ovelhas do seu aprisco, porque não escutam a sua voz. As ovelhas de Jesus lhe foram dadas pelo Pai e não lhes serão tiradas. Essa intimidade de Jesus com o Pai causou a ira de alguns Judeus, que pegaram em pedras para matá-lo, conforme o início do trecho de hoje.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
As autoridades judaicas não acreditam nem nas obras e nem nas palavras de Jesus. A comunicação é impossível. Jesus apela para a última tentativa de fazer abrir o coração dos seus adversários: o seu testemunho pelas obras. Aumentando a rejeição, ele vai para o outro lado do Jordão, onde outros acreditam nele. Uma esperança de fé pascal que surge.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, livra-nos da falta de esperança, gerada pela desconfiança da ação de Cristo em nossas vidas.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
O texto de hoje fala de rejeição de uns e aceitação de outros. Uma oscilação perigosa, que pode ocorrer dentro de nós mesmos, quando vivenciamos nossa fé diante dos acontecimentos e desafios da vida. Precisamos estar atentos ao Evangelho de Jesus, que nos ilumina e traz a verdadeira doutrina que alimenta nossa fé pascal.
O que o texto me sugere a viver?
Vamos atravessar o Jordão com Jesus? Sintonizar nossos sentimentos com os sentimentos que há no seu coração (Fl 2,5).
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.