Se levantou e foi com ele (Mt 9, 9-13)
21 de setembro de 2016Quem dizem que eu sou? (Lucas 9,18-22)
23 de setembro de 2016Leitura: Lucas 9,7-9
Herodes, o governador da Galileia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse:
— Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas?
E Herodes procurava ver Jesus.
Oração: Procurava ver Jesus
Jesus se despontava como ameaça política para Herodes. Ele tinha ouvido falar das muitas coisas inovadoras que Jesus andava dizendo e fazendo, mas havia entre todos que não tinham tido contato profundo com Jesus uma dúvida primordial, pois não conseguiam entender quem era Ele, de onde veio e porque estava fazendo tudo aquilo.
Podemos rezar hoje tendo como ponto de partida a dúvida de todo esse povo que tinha ouvido falar de Jesus, mas não conseguia ir além disso, não entendia nada sobre Ele. Pode ser que sejamos muito parecidos com esse povo. Pode ser que em nossa vida muito ouvimos falar de Jesus, daquilo que ensinava por palavras e obras, mas a nossa fé não foi suficiente para irmos além disso, e aí o nosso contato com Jesus sempre foi muito raso, e não O conhecemos de verdade.
Se assim nos sentimos, consumidos por dúvidas e incapazes de falarmos seguramente sobre quem é Jesus, é urgente que tomemos a atitude da última frase do texto de hoje: precisamos vê-Lo! E conseguiremos vê-Lo a partir do momento em que nos dispusermos a mergulhar na Palavra, a aprofundar e persistir na oração diária. Mais que isso, conheceremos Jesus em verdade quando nos dispusermos a viver como Ele, numa vivência plena do perdão e da caridade.
Peçamos que Jesus nos ajude a bem conhecê-Lo, para O imitarmos melhor.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG