“A Messe é grande….”
9 de dezembro de 2023Resgatando a família
11 de dezembro de 202310 de Dezembro de 2023, 2º Domingo do Advento.
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior.
Peça ao Espírito Santo que te ajude a acolher a Palavra de Deus e a preparar os caminhos do Senhor.
Leia Mc 1,1-8
Leitura: O que o texto diz?
Com Jesus “começa algo novo”. É a primeira coisa que Marcos quer deixar clara. Todo o anterior pertence ao passado. Jesus é o começo de um caminho novo e de um tempo inconfundível. A “voz que grita no deserto” é a do profeta vestido pobremente, que nos prepara um coração compassivo e reconciliado. Aquele que saltou de alegria no ventre de sua mãe diante da voz da jovem de Nazaré, nos rompe, com sua voz, a surdez do coração e nos força a abrir os olhos para ver, de maneira nova e diferente, Aquele que sempre se aproxima.
Meditação: O que o texto me diz?
Estamos no tempo do Advento, tempo em que somos chamados a cultivar a certeza de dias melhores, pois o Senhor vem ao nosso encontro. O evangelho de hoje nos convida a preparar os caminhos do senhor. Esta Palavra, sempre oportuna, nos é presenteada neste tempo de Advento e nos recorda que, para acolher o Senhor, é preciso sair dos lugares estreitos, das posições fechadas, das ideias fixas…, e “fazer estrada” com o Deus Peregrino. Prepare os caminhos do Senhor e sua vida será cheia bênçãos.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a preparar os seus caminhos. Peça também que Ele te inspire e dê coragem para abraçar os caminhos novos que ele te aponta.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Para onde você sente que Deus vai lhe conduzindo? Há alguma coisa que o aprisiona?
Você está decidido a percorrer os caminhos novos que a novidade de Deus te apresenta?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’, diz o evangelho de hoje. Seguir Jesus Cristo implica caminhar na sua estrada pela vida afora. É um caminhar constante esse é o convite e a missão. Caminhar interiormente, não ficar parado na estrada.