
Preparai os caminhos do Senhor…
10 de dezembro de 2023
Discipulado exemplar
12 de dezembro de 2023
11 de dezembro, 2ª Feira da 2ª Semana do Advento.
Procure um lugar confortável e faça silêncio interior.
Peça ao Espírito Santo que te acompanhe e te ilumine na escuta da Palavra que Deus hoje te dirige.
Leia Lc 5, 17-26
Leitura: O que o texto diz?
Um grande ensinamento Jesus nos traz hoje: levar o amor de Deus primeiramente à nossa família, resgatando-a de todas as prisões e paralisações. Uma grande paralisação que ocorre é a falta de fé, e consequentemente, de esperança, uma vez que, estando apegados à lei como os fariseus, a perspectiva do castigo nos aprisiona. Precisamos ter o conhecimento da Lei De Deus trazida por Cristo: do amor. Sentido nenhum teria se, Deus nos quisesse para punirmos.
Devemos buscar o conhecimento da nova lei, e assim, esperança não irá nos faltar, respeito aos diferentes também, uma vez que, em nossa família há aquele enfermo não somente físico, mas principalmente, de alma, necessitando de nossa atenção, carinho e perdão. A liberdade que Cristo nos ensina é exatamente a de não vivermos preocupados com o que o outro faz, e sim, com o que pudemos fazer por ele. Portanto, a reconciliação que se faz com o perdão, é o caminho para a comunhão. A vida em comunidade exige de nós o respeito para com o outro em seu jeito de pensar e ser. Com efeito, é o novo jeito de amar, conviver com o diferente e perdoar por tudo que foge às expectativas humanas, uma vez que, as de Deus são bem diferentes.
Perdoemos uns aos outros, amemos uns aos outros como Cristo nos ama e testemunhou para nós (Jo, 13,34).
Meditação: O que o texto me diz?
Refletir sobre o amor pela família, especialmente por aqueles que possam estar enfermos da alma. O que falta para levar o amor de Deus a essas pessoas e resgatá-las? Será que eu não consigo ajudar o meu irmão por que também estou aprisionado ou acomodado? Estou ciente do que seja viver a comunhão de Cristo através do perdão?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Converse com o Senhor após leitura deste texto e perceba aquilo que recai para sua vida. Apresente suas dificuldades, seja o mais transparente possível com seu melhor amigo e com você mesmo. Clame com humildade o direcionamento, entendimento e discernimento para o que está faltando e seja libertado das amarras que prendem de viver o amor de Deus em sua família.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após clamar, agora é a hora de ouvir e absorver tudo e deixar o Espírito transcender em você. Aprofunde e se entregue neste momento, e visualize sendo você o paralítico curado por Jesus, acolhido com amor e perdão. O que isso traz de aprendizado sobre a liberdade após tanto tempo de paralisia. Creia no Deus que traz a maior de todas as leis: a do amor.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Fortalecido pelo Espírito e aberto à nova lei do amor, libertado das enfermidades da incredulidade e falta de perdão, entra em um novo projeto com muita resiliência, fomento e agraciado pelas bênçãos divinas. Seja um libertador de almas, inicie pela sua família, resgate todos que estão a sua espera. Seu testemunho será catequizador, eis a missão pela qual você está sendo desafiado.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza- CE (FCF, graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) Atualmente reside em Mossoró/RN.