Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles…
2 de setembro de 2022Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
4 de setembro de 202203/09 Sábado – 22ª Semana do Tempo Comum
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
Iniciemos este momento de oração, rezando:
Espírito Santo, dê-nos o dom da escuta, do discernimento, da alegria que move nosso coração, nossa vida e que ninguém poderá nos tirar. Conduz o tempo que aqui dedicamos a meditar sobre a Palavra. Amém
Mantra: Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,1-5
Leitura. O que diz o texto?
No evangelho de hoje, novamente Jesus é questionado por fariseus ao verem os discípulos arrancando e comendo espigas, debulhando-as com as mãos(ou seja trabalhando), nas plantações de trigo, enquanto caminhavam com Jesus. Ele os responde, citando a Palavra onde Davi e seus companheiros, na casa de Deus, quando estavam com fome, comeram os pães oferecidos a Deus. E afirma a soberania sobre o sábado: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O julgamento e o legalismo diante da lei, de novo estão em cena, questionam Jesus, colocam a vida em segundo plano. Percebo tal atitude hoje? Tendemos a ser como os fariseus e nos deixamos levar pelos julgamentos? Estamos atentos em examinar as ações, o desrespeito às regras, dos outros e nos esquecemos do ensinamento, da mensagem de Jesus? Somos capazes de colocar em primeiro lugar, como Jesus, a misericórdia, a caridade…, o desejo de fazer o bem?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, envia teu Espírito, para que, Nele fortalecidos(as), nosso coração seja semelhante ao vosso. Que teu amor seja a orientação das nossas ações, que não usemos as “regras” como desculpas para não realizarmos teu ensinamento. Que nosso alimento seja fazer a tua vontade. Amém.
Ofereça ao Senhor o que o(a) impede de ser fiéis à sua Palavra e abra o coração para que Ele o transforme, em sintonia com a Palavra e com o seu amor.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
A Palavra de hoje, uma vez mais, nos convida a “olhar o essencial”, que por vezes fica “invisível aos nossos olhos”. Pensemos:
O que rege minhas ações diante de Deus e com as pessoas? O amor e a misericórdia ou as leis e regras?
O cumprimento das regras religiosas, nos deixa satisfeitos, com a sensação de “dever cumprido” ou buscamos estar atentos às necessidades das pessoas, nos comprometemos em praticar o bem?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto, que compromisso de vida assumo?
“O Filho do Homem é senhor também do sábado”. A Palavra de Jesus está acima de todo formalismo, é preciso ficar atento(a) ao essencial.
Preciso me desvencilhar de algum julgamento que permeia meus pensamentos e ações?
Em nome de preceitos e da doutrina, tenho sufocado o sonho de Deus acontecer, que é defender, em primeiro lugar a dignidade humana em sua totalidade?
Que atitude preciso assumir, para evidenciar no cotidiano, que o amor e a misericórdia é o centro da vida cristã?
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequese e membro da Comissão para Animação bíblico-Catequética do Regional Leste 2