“Na turbulência da travessia, o Senhor está presente?”
29 de junho de 2021“A fé te leva a reconhecer que para Deus nada é impossível”
1 de julho de 2021QUARTA FEIRA – 30/06/2021
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 8, 28-34
“Por onde Jesus passa, o mal é destruído. Basta pedi-lo”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a chegada de Jesus que se aproxima.
Refrão meditativo: Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz. (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Lembram da tempestade que Jesus e seus discípulos enfrentaram ao fazer a travessia do lago? A narrativa de hoje nos conta que Jesus, ao chegar à outra margem do lado, veio até ele dois homens que estavam possuídos pelo demônio e indagaram a Jesus o que ele queria? O que foi fazer ali? E diziam: se veio nos expulsar, manda-nos para aquela manada de porcos. Jesus disse a eles: Ide. E eles foram para os porcos. Toda a manada se atirara ao mar e morreram afogados. Os homens que guardavam os porcos foram até a cidade, contaram tudo que viram. A cidade inteira foi ao encontro de Jesus e pediu-lhe que ele saísse da região deles.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. O que Jesus quer ensinar com essa parábola? Vamos lembrar que no cristianismo, demônio significa um anjo, ou seja, um ente espiritual que se rebelou contra Deus. São considerados impuros e simbolizam o mal que se encontra no mundo, diante do homem. Cabe ao homem consentir ou não com o mal que lhe é oferecido. Como combater o mal? Para o judeu, o porco simboliza a impureza e o paganismo. O mar simboliza o lugar do mal. Assim Jesus, ao enviar os demônios para os porcos e expulsa-los para o mar, de forma simbólica, ele está destruindo o mal. E para mim? O que o texto está me ensinando? Quais as formas do mal percebo no mundo?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, mas também nossas angústias. É ele quem nos prepara. O que pedir a Deus, diante dos males presente no mundo? Jesus nos alerta para a existência do mal. Peça na confiança e na certeza de que ele é amor, ama, e ajuda a todos no discernimento do que é bom.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus se encontra às margens, ou seja, num ambiente de excluídos, pagãos. Ele age expulsando os males presentes. Como eu agiria se estivesse nesse caminho com Jesus? E hoje, aprendendo com Jesus, como posso prestar ajuda e ser solidário com aqueles que se sentem excluídos? Contemplemos as nossas realidades.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e provoca para atitudes justas, posso me comprometer a rever como estou agindo diante das dificuldades que passamos nesse momento. Estou sendo responsável na prática do isolamento, diante da pandemia que assola o país? Posso contribuir como os que se encontram necessitados?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.