“Por onde Jesus passa, o mal é destruído. Basta pedi-lo”
30 de junho de 2021Jesus chama e acolhe os pecadores
2 de julho de 2021QUINTA – FEIRA – 01/07/2021
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 9, 1-8
“A fé te leva a reconhecer que para Deus nada é impossível”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os olhos por alguns segundos, respire fundo e procure fazer aflorar a espiritualidade que brota do seu coração.
Refrão meditativo: É feliz quem a Deus confia. E deixe transbordar por toda a terra a bondade do Senhor
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Leia o texto lentamente. O texto nos fala de mais uma das atividades de Jesus que chama a atenção de alguns escribas que, ao ouvi-lo, critica-o indevidamente. Jesus ao atender o paralítico viu as pessoas que o levou até ele e percebeu a fé que elas tinham. Já os escribas que estavam por perto ouviu o que Jesus dizia e disse que ele blasfemava. Mas Jesus, capaz de perceber que eles tinham maus pensamentos nos corações, mostrou a eles que, além de poder perdoar pecados podia também curar. E disse ao paralítico: Levanta-te, pega tua maca e vai para casa. O paralítico levantou-se e foi para casa.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que frase ou palavra mais me chamou atenção? Atualize-a ligando-a com a vida.
Leia o texto vagarosamente. A narrativa do Evangelho de hoje coloca-nos frente a frente com a nossa fé. E para você, o que pensa a respeito da fé em Jesus? Reconhece que para Deus nada é impossível? É a fé daquelas pessoas que fizeram com que elas procurassem Jesus levando até ele o paralítico. Os escribas ainda não estavam prontos para acreditar em Jesus. Não há blasfêmia no que Jesus fez ao oferecer perdão ao paralítico. Aqueles que criticavam Jesus é porque recusavam acreditar que ele é o Filho do Homem e tem poder de perdoar os pecados.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Expresse a Jesus seu pedido de oração. Manifeste a ele que cré que ele é o Filho de Deus. Esse é um momento só seu e dele. O que podes pedir a Ele? Que te ajude a enxergar as realidades do seu povo, suas necessidades? Pode ajudar os necessitados a chegar até Jesus? Que o Senhor também nos ensine a perdoar.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie. Respire fundo. Deixe a Palavra agir em sua vida e te renovar, te purificar. Contemple a cena. Podes também pedir a Jesus a cura, o perdão.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que palavra que provoca e me impulsiona para um agir que agrada a Jesus? Que ação mais eficaz e transformadora pode-se fazer em tempos de pandemia? Está aberta ao perdão?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.