Anunciar com graça e de graça (Mt 10, 7-15)
9 de julho de 2015Alma (Mt 10, 24-33)
11 de julho de 2015“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
No trecho do evangelho de hoje, chamou minha atenção a exortação do Senhor, incentivando-nos a perseverar até o fim.
A perseverança é uma das virtudes mais interessantes das pessoas que obtêm sucesso no que empreendem.
Em tudo aquilo a que nos entregamos surgem, durante o caminho, muitas dificuldades. Não raras vezes, constatamos que muitos sonhos foram deixados de lado e adormeceram, porque não conseguimos enfrentar e desembaraçar todos os empecilhos que surgiram.
Uma situação muito comum, da qual todos já tivemos alguma experiência, própria ou de alguém próximo, é a tentativa de perder peso e se manter magro após a dieta especial.
As adversidades, dificuldades e tentações normalmente retiram de nós o foco do que queremos alcançar.
Quando Pedro repreende Jesus, por causa das dificuldades anunciadas, Jesus o chama Satanás (Mt 16,21-23). Satanás é o inimigo ou o adversário, ou seja, é aquilo que quer nos impedir de alcançar nosso objetivo.
Quando Jesus propõe a seus discípulos ir pelo mundo e anunciar o Reino dos Céus, Ele está ciente de todas as dificuldades que os discípulos enfrentariam.
Hoje, Jesus está também dizendo para todos nós que seguir seu caminho não é fácil. Muitas são as dificuldades e as tentações para abandonar seus ensinamentos e querer passar pela porta larga, ao invés de pela porta estreita. Por outro lado, diz-nos que aquele que não ficar pelo caminho, que não desistir, vai ser muito feliz.
Tenho para mim que a única possibilidade de conseguirmos perseverar é recomeçar todos os dias. Sempre recomeçar a caminhar na direção do que queremos. Se queremos emagrecer, devemos levantar todos os dias e recomeçar a dieta. Ou seja, o propósito do que queremos alcançar deve sempre ser novo, para isso, nós devemos renová-lo todos os dias.
Então, para perseverar nos ensinamentos de Jesus, é necessário rever propósitos, objetivos, intenções e refazer nosso compromisso em segui-los a cada novo dia. Nisso consiste a necessidade de nossa oração diária com Sua palavra. Ela é essencial para que perseveremos.
Senhor, obrigado por nos dar sempre, a cada novo dia, a chance de recomeçar. Ajude-nos a recomeçar a cada manhã uma nova conversão e que, assim, possamos nos manter fiéis às suas palavras. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte