O servo não é maior que seu senhor
8 de maio de 2021“O Espírito da verdade dará testemunho de mim”
10 de maio de 202109/05 ̸ 21 (6º domingo da Páscoa): 14/05/20 (quinta da 5ª semana da Páscoa): Jo 15,9-17 – “Permanecei no meu amor”
- Leitura: O que o texto diz?
Depois das aparições de Jesus Ressuscitado e das figuras do bom pastor e da videira nos domingos anteriores, hoje somos convidados a permanecer no amor de Jesus. Essa é a condição para perseverar na vida de discípulo(a). Assim, prepare seu “cantinho” para uma escuta atenta à Palavra de Deus e tome em mãos Jo 15,9-17. Escute atentamente o discurso de Jesus sobre estar unido a Ele, principalmente, por causa de seu amor. Mas, esse amor provém do Pai que o ama infinitamente e incondicionalmente capaz de estarem tão íntimos sendo UM. É esse amor que Jesus nos dá gratuitamente. Ele fonte de vida e abundância, e por isso, a insistência dos discípulos permanecerem nele. Mas como fazer isso? Guardando seus mandamentos Isso não quer dizer que os discípulos devem seguir um conjunto de leis e regras com medo de serem castigados ou para se tornarem perfeitos e amados pelo Mestre. O termo usado por Jesus é “Guardar”. Só se guarda aquilo que é precioso e num lugar muito especial: o coração. Por isso, a escuta atenta! Mais que obrigados, os discípulos são motivados e convidados a zelar com amor aquilo que o Mestre os ensina.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando o texto de Jo 15,9-17, perceba o que você sentiu na escuta atenta do discurso de Jesus? Da mesma forma que o Pai o amou, Jesus afirma amar cada um de nós dessa forma. Sinta esse amor. Deixe essa verdade cair em seu coração. Permita-o que ele faça você cada vez mais permanecer ligado a Ele. Sinta a alegria mútua entre você e o Mestre e o a compreensão de que guardar seus mandamentos é sinal de que Ele está cuidando de você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
As palavras de Jesus aos poucos foram tomando conta de seu coração. Elas foram iluminando-o e tornando-o mais sensível ao seu verdadeiro amor por você. Numa atitude de confiança, apresente ao Senhor o desejo de sentir e permanecer mais e mais nesse amor. Em que situações você experimentou isso? Que situações dificultam você de experimentar esse chamado de amor? Peça a graça ao Senhor de enxergar o verdadeiro cuidado que Ele tem com você. Procure enxergar os mandamentos não como obrigações, mas zelo correspondido a alguém que quer o seu bem.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Só amor é capaz de romper inúmeras barreiras, sobretudo a insensibilidade e o egoísmo que muitas vezes quer se apoderar do ser humano. No silêncio do seu interior, deixe o Senhor responder aos seus apelos. Permita que a Palavra aja em todas as áreas de sua vida. Experimente essa imensa alegria à medida que você vai sentindo que pouco a pouco está permanecendo junto ao Senhor.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Permanecer no amor torna o coração sensível à realidade que nos circunda. O amor não é mero sentimento, mas atitude que contagia e nos tira de nós mesmos para nos doarmos aos outros. Como isso tem se realizado em sua vida? Que atitudes precisam ser tomadas para que esse importante chamado repercuta no seu dia-a-dia?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).