Jesus foi rejeitado em sua terra, mas continuou o seu caminho!
4 de março de 2024Jesus plenifica e completa a Lei dos profetas…
6 de março de 20245 de Março, 3ª feira, 3ª Semana da Quaresma
Faça silêncio. Respire profundamente. Peça ao Espírito Santo que te guie nesta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar o Evangelho Mt 18,21-35
Foi Jesus quem nos ensinou desde o princípio: perdoar na mesma medida que Deus nos perdoa. Ser capaz de perdoar até mesmo os inimigos, pois para Jesus o perdão é necessário na nossa vida: perdoar “não sete vezes, mas setenta vezes sete”.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Na nossa experiência de caminhada sabemos que existem muitas ofensas que são de difícil perdão. Por isso, conceder o perdão verdadeiro a uma pessoa da qual você recebeu a ofensa, não é fácil. Esta é uma dificuldade própria do ser humano. Jesus sabia disso e deixou muitos ensinamentos que encontramos em diversas parábolas nos evangelhos. Jesus, mesmo no momento de sua grande dor, foi capaz de pedir ao Pai perdão para aqueles que o maltratara até a morte e morte de cruz. Com Jesus aprendemos que Perdoar e ir até o mais profundo de nós mesmos e buscar a força de Doar o perdão de Deus, porque é de dentro de nós que brota a força de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor para lhe conceder o dom de perdoar. Dê graças pela presença redentora do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele está sempre pronto a perdoar e amar. Deus quer que aprendamos a perdoar de ‘coração’ a nossos irmãos, assim como ele nos perdoa, incondicionalmente.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Observe os seus sentimentos. Contemple as suas emoções. Diante das atitudes que o texto apresenta, nos confrontamos com as nossas. Como você reage diante das ofensas recebidas? Você sente-se capaz de perdoar? Tem pedido de Deus esse dom tão sublime?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
O perdão traz alíviopara o nosso coração quando arrependemos de verdade. Ele liberta-nos de todas as angústias, pois é fonte de amor. Saber perdoar e arrepender-se de seus erros são condições para entrar no Reino de Deus. Digamos sempre ao Senhor, como na música litúrgica: “Senhor que vieste salvar os corações arrependidos, piedade, piedade, piedade de nós”.
Equipe do Lectionautas