A cura da mudez (Mt 9,32-38)
7 de julho de 2015Anunciar com graça e de graça (Mt 10, 7-15)
9 de julho de 2015Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Na oração de hoje, vamos nos colocar junto aos doze que o Senhor escolheu e enviou.
Doze pessoas comuns, como a grande maioria de nós. O texto não diz muito de suas formações ou competências. Apesar de ser importante para nossa vida profissional nos preocuparmos com nossa formação, ela não diz muita coisa em relação ao cumprimento da tarefa proposta por Jesus. O entusiasmo, a boa vontade, a disposição em participar do projeto de Jesus será o diferencial para levar a missão à frente.
Jesus dá algumas recomendações muito simples e uma única tarefa: anunciar que o Reino dos Céus está próximo.
A oração nos convida a silenciar o coração e ouvir Jesus: vá, leve para todos os seus irmãos e as suas irmãs a esperança, a alegria de viver, a certeza de que, perseverando, alcançarão as promessas do evangelho. Vá, mostre com suavidade e firmeza que o amor sempre prevalece! Pode não vencer de imediato, mas ele supera todas as realidades de morte!
Hoje, devemos nos entregar confiantes nas mãos de Jesus. Ele capacita os enviados. Abunda-nos com os dons do Espírito, para que possamos cumprir a missão que nos dá, e espera de nós a abertura de coração e o desejo de realizá-la.
Jesus não enviou uma pessoa, mas um grupo. Portanto, devemos nos manter ativos em nossa comunidade de fé, ajudando-nos mutuamente, para que possamos, individualmente, anunciar o Reino dos Céus em nossos locais particulares. E também nos aponta o lugar mais importante para o anúncio – nossa família! – quando diz aos seus enviados: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!”, ou seja, deem uma atenção especial àqueles que vivem muito próximos a vocês!
Que Maria, mãezinha querida, auxilie-nos na caminhada. Ela, que soube de maneira tão humilde e sincera dizer sim a Deus, possa nos acompanhar na missão que seu filho nos dá. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte