Viver em estado de vigilância!
30 de agosto de 2024A pureza vem do coração…
1 de setembro de 202431 de agosto, sábado, 21ª Semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 25,14-30
Leitura: o que o texto diz?
A parábola dos talentos não é uma mensagem para nos dizer o que acontecerá no futuro, mas como se preparar para essa vinda, no presente. Assim, o Senhor nos dá os vários talentos, que não são habilidades em fazer determinada tarefa, mas o dom da Palavra, do envio do Messias Jesus, do Reino de Deus que se expressa na justiça e nos chama ao compromisso fiel com a prática da justiça. Por isso a frase “porque a todo aquele que tem será dado mais” nos remete à parábola do semeador, que compara o semear e a semente com o Reino de Deus. Assim, somos convidados a rever nossa noção de Deus e de seu Reino, e a multiplicar nossas práticas de justiça e misericórdia, tornando o Reino de Deus visível em nosso meio.
Meditação: o que o texto me diz?
Com a parábola dos talentos, Jesus nos traz a certeza de que nos “será dado muito mais”, mas a condição é se comprometer com o Reino e com o seu projeto.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, e pelos dons que Ele lhe concedeu e lhe concede a cada dia.
Peça a Deus a graça de cultivar esses, dons, dele recebidos gratuitamente, de se comprometer com o Reino de Deus e de responder aos seus apelos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Diante da parábola dos talentos, podemos nos perguntar: com qual dos personagens apresentados eu me identifico: como aquele que ganhou 5, 2 ou 1 talento? Quais medos eu alimento e qual imagem distorcida de Deus esse medo gera em mim? O que significa esperar pela vinda de Jesus Cristo? Como estou me preparando para essa vinda?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Ampliar nosso compromisso como Reino, cultivando os dons que o Senhor nos deu.
Equipe Lectionautas