Os dons a serviço do Reino
31 de agosto de 2024Jesus apresenta seu projeto de vida e missão
2 de setembro de 202401 de setembro, 22º Domingo do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Marcos 7,1-8.14-15.21-23
Leitura: o que o texto diz?
O julgamento dos fariseus e mestres da Lei dirigida aos discípulos e a Jesus, é fruto de costumes religiosos que ensinavam como maneira de alcançar a pureza que a lei exigia. Alguns se transformaram em um exagero de preceitos e cuidados ritualistas, perdendo o sentido como expressão da Lei do amor de Deus e tornaram-se fontes de opressão e exclusão para o povo pobre, que não conseguia seguir tantas prescrições e por isso, eram considerados impuros. Jesus é a novidade esperada! Rejeita o fardo de tantas normas externas, como maneira de amar e servir a Deus, leva à descoberta da essência do amor de Deus, da sua proposta que é o Reino. Aos fariseus e doutores da Lei Ele denuncia que abandonaram o mandamento de Deus e seguem a tradição dos homens. Volta seu olhar para a multidão e amorosamente instrui ao salto da liberdade, dizendo que a verdadeira impureza é ação do interior, brota do coração de cada pessoa.
Meditação: o que o texto me diz?
O Evangelho de hoje é um convite a voltar o olhar, o coração, a ação para o essencial sentido da vida, para o que unifica, integra e faz com que cada pessoa perceba o que brota do seu interior, a sintonia do coração com as palavras e gestos.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Neste Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: Peça ao Senhor, a graça da verdadeira pureza, da leveza, da liberdade que brota do amor a Deus, no compromisso de cuidado com aos irmãos, com a vida, com a criação. Peça ao Senhor a graça da conversão diária, de ajudar você a manter o seu coração sempre próximo ao Dele e assim dele brotar sempre a bondade e vontade de fazer o bem.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Quais costumes você considera sagrados? Eles realmente aproximam o seu coração ao de Jesus? Sua boca e suas ações “falam” do que está cheio o coração? Quais sentimentos você alimenta em seu interior? Quais sentimentos você deseja eliminar do seu coração?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Inspira o nosso compromisso com a Palavra um fragmento da música “Fazer um bem “de Bia Bedran:
Fazer um bem, fazer um bem a quem se quer bem
E também a quem nem se conhece bem
Fazer um bem, fazer um bem a tribo
Ao som e ao silêncio, a um amigo
Fazer um bem, ao rio, ao peixe, e ao mar
Ao céu, e às estrelas, ao ar, à terra
Ocupar todos os espaços do mal
Fazendo um bem, um qualquer bem
[…]
Pra fazer um grande bem
Fazer um bem ao velhinho e ao neném
Abrir os braços e abraçar alguém
Fazer um bem ao rico e a quem nada tem
Saber o quanto é grande um pequeno bem
Fazer um bem à casa, à rua e ao país
Aos nossos filhos, sempre, aos nossos pais
Equipe Lectionautas