O seu rosto brilhou como o sol
6 de agosto de 2023Senhor, manda-me ir ao teu encontro…
8 de agosto de 202307.08.2023 – Segunda-feira da 18ª semana do Tempo Comum
Mt 14,13-21: Os discípulos os distribuíram às multidões.
Leitura: o que o texto diz?
Ás margens do lago, depois de ensinar as multidões que o seguiam, Jesus sinaliza a chegada do Reino de Deus, o reino messiânico que é um banquete do povo com seu Deus. Dá mesma forma que o maná foi distribuído no deserto (Ex 16,4) e que o pão foi distribuído pelo empregado de Eliseu (2Rs 4,42-44), o Senhor mostra que no seu reino todos podem se saciar. Depois de Jesus abençoar os alimentos, os discípulos são convidados a ter fé e distribuírem o pouco que tem para todos.
Meditação: o que o texto me diz?
A multiplicação dos pães tem ensinamentos muito fortes tanto do ponto de vista espiritual quanto material. O pão que Jesus oferece é sobretudo o seu próprio corpo na ceia eucarística, onde todos são chamados a partilhar da mesa com o Salvador. Entretanto, quem participa de tal mesa não pode ser indiferente à situação daqueles que não possuem o pão material para se alimentar. Obedecendo à palavra da partilha, Deus providencia o necessário para que todos de saciem, tanto do pão da terra quanto do pão do céu.
Oração: o que o texto me faz dizer?
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. Com essa palavra queremos pedir a Jesus que nos ajude no caminhar, fazendo nosso coração cada vez mais aberto a esse pedido. Que nós possamos com nossos irmãos ser atentos às necessidades dos que precisam de pão. Que ele abra nossos ouvidos e faça de nós discípulos atentos que sejam capazes de ir ao encontro de quem tem fome. Também que ele mesmo possa nos ajudar na nossa fome, seja ela de que natureza for.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus nos sacia. Não só nos providencia o alimento, mas nos deixa plenamente completos, cheios do seu espírito. Que nessa contemplação, em silêncio possamos ser saciados, nossa mente elevada, nosso coração confortado e nossos ouvidos abertos à suave voz do Pai que nos convida a construir seu reino aqui na terra.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Quais são as situações de fome que eu conheço próximo a mim, na paróquia, na diocese, no bairro? Como posso contribuir com meus recursos para ajudar a mitigar tão grave problema? Que no dia de hoje possamos procurar nos informar sobre como contribuir com iniciativas para a partilha do pão que falta na mesa dos nossos irmãos.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.