Ide…
25 de janeiro de 2024‘Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”,
27 de janeiro de 202426 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito
Evangelho Lucas 10,1-9
Leitura: O que o texto diz
Jesus tem objetivos claros e prepara seus escolhidos para exercerem a missão, Ele os organiza e os capacita para que possam anunciarem a Boa Notícia pelo caminho e para começarem a edificar o seu Reino. É importante estarem livres, desapegados, porque o anúncio tem pressa. A narrativa do Evangelho hoje é um chamado à reflexão sobre a missão dos setenta e dois discípulos escolhidos e enviados de dois a dois, por Jesus, especialmente onde Ele mesmo devia ir para levar a Sua paz e anunciar o Reino de Deus.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus nos alerta que é necessário ter braços e mãos disponíveis para implantar e ajudar a manter seu Reino. Ele nos mostra que não será fácil, que teremos de nos desprender daquilo que consideramos confortável para irmos além das fronteiras. Teremos que caminhar juntos, cuidando uns dos outros, nos tornando discípulos que se preocupa em manter a Boa notícia no coração desse povo de Deus, para que sejam capazes de envolver toda a humanidade no projeto ousado do Cristo da manjedoura.
Oração: O que o texto me faz dizer
“Aonde mandar eu irei”. Senhor, dai-nos sabedoria para entender seu projeto de vida, coragem, obediência para assumirmos o compromisso do nosso batismo como discípulos vossos. Concedei-nos um coração puro, que possa se abrir à ação do Espírito Santo e nos faça semear, acreditando que mesmo na terra árida, a vida pode brotar pela força de nossa fé e produzir frutos de paz, amor e perdão, ajude-nos a assumir nossa vocação missionária. “A paz esteja nesta casa”.
Contemplação: O que o texto faz em mim
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.” Jesus prepara seu povo, e os deixa bem ciente, que no seu Reino não há lugar para lamúrias, porque a mão de obra é escassa e existe uma grande urgência em ganhar almas para o céu. Quem faz opção por segui-lo precisa estar inteiro e disposto a caminhar na fé, viver com o necessário e muitas vezes da providência.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Jesus ao escolher os seus, faz de cada um de nós, também seus discípulos escolhidos a partir do seu coração. São Lucas, nos faz refletir sobre nosso compromisso de missionário e como estamos fazendo isso acontecer em nossa comunidade, nossa Igreja, principalmente, devemos pensar se estamos fazendo o pedido de nosso Papa acontecer: temos feito de nossa missão, uma Igreja em saída? Como Jesus fez com seus escolhidos? Senhor, ajude-me a viver uma fé autêntica, corajosa e compromissada.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.